Veja Também

Notícias

publicado em 08/02/2012

Vai comprar em sites de compras coletivas? Veja dicas para compra segura

News

SÃO PAULO - Os sites de compras coletivas cada vez mais se tornam opções de compras baratas para os consumidores. Só para se ter uma ideia, segundo dados do site SaveMe, em dezembro do ano passado, este tipo de site resultou em R$ 185 milhões de economia aos consumidores com os descontos oferecidos.

Assim, para ajudar os internautas que costumam adquirir produtos em sites de compras coletivas, na última segunda-feira (6), a camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) lançou uma cartilha com dicas para uma compra mais segura.

Entre as sugestões, a Câmara aconselha ao consumidor que, antes de efetuar uma compra, pesquise a idoneidade do site de compras coletivas e do estabelecimento que faz a oferta, bem como verifique se o site possui o selo de qualidade em compras coletivas, política de privacidade e dispositivos de segurança de dados.

É aconselhável ainda que a pessoa entre em contato com o estabelecimento anunciante antes de comprar o cupom, veja se o site do estabelecimento possui um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e consulte as reclamações nos órgãos de defesa do consumidor e em sites especializados.

Oferta No que diz respeito à oferta, a cartilha sugere que o consumidor fique bastante atento às regras, verificando o prazo de validade do cupom, restrições de dias e horários para utilização, localização, produtos e serviços incluídos na promoção, prazo de entrega, frete, custos extras, entre outros.

A publicação diz também que o consumidor deve se programar ao adquirir ofertas de restaurantes e pacotes turísticos. O ideal é que a pessoa reserve uma data antes de comprar o cupom.

Após a compra, exigir a nota fiscal do estabelecimento anunciante no valor total do cupom também é importante.

Por fim, aconselha a Câmara, o consumidor deve sempre exigir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e do Código de Ética e Autorregulamentação da camara-e.net e evitar comprar ofertar enviadas por e-mail de sites onde não se fez um cadastro e de remetentes desconhecidos.

Fonte: InfoMoney

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024