Veja Também

Notícias

publicado em 10/02/2012

Camara-e.net lança cartilha e selo para orientar consumidores de compras coletivas

News

São Paulo - O Comitê de Compras Coletivas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico está lançando a Cartilha e o Selo de Qualidade em Compras Coletivas. Fruto de uma discussão conjunta com vários órgãos e setores da sociedade - em especial o PROCON -, a cartilha orienta os consumidores sobre os cuidados que devem ser tomados para realizar com qualidade e segurança a compra de produtos e serviços em sites de compras coletivas. O Selo será conquistado apenas pelos sites que cumprirem o Código de Ética e Autorregulamentação da camara-e.net. Inicialmente, a cartilha e o código estão disponíveis no site da camara-e.net (camara-e.net/comprascoletivas), mas, posteriormente, serão divulgados nos respectivos sites de compras coletivas que fazem parte do Programa de Autorregulação

“A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico vai estimular os sites que adotam as boas práticas e atuar com rigor contra os que desrespeitam o consumidor. Apenas aqueles que operam em conformidade receberão o selo da camara-e.net”, salienta Ludovino Lopes, presidente da entidade, acrescentando que a ação é uma consequência da importância do segmento de compras coletivas para a economia digital e para a sociedade. Ele ressalta o significativo crescimento de vendas do setor, que já no seu segundo ano de existência (2011), realizou mais de 16 milhões em vendas de cupons e faturou mais de R$ 1 bilhão, deixando parte significativa desse rendimento na economia local: “São grandes os benefícios colhidos por pequenas e médias empresas que, ao se tornarem parceiras dos sites de compra coletiva, aumentaram muito a sua capacidade de atrair novos consumidores e gerar empregos”.

Cláudia Woods, coordenadora do comitê de compras coletivas da camara-e.net, ressalta que a iniciativa partiu das próprias empresas de compras coletivas reunidas no comitê da camara-e.net. “No nosso mercado nascente, se alguma empresa tem um comportamento inadequado, todos sofrem as consequências. É preciso responder aos desafios do atendimento ao consumidor e indicar os bons procedimentos para publicação de ofertas”. Claudia reconhece o aumento do número de reclamações, mas ressalta que elas representam menos de 0,5% de todas as transações realizadas no universo global das compras coletivas. E acrescenta que esse aumento pode ser explicado pelo crescimento exponencial de um setor que oferece oportunidades inéditas a uma vasta gama de consumidores: “Graças aos cupons, que podem custar até 1/8 do preço normal de mercado, muita gente realizou sonhos impensáveis, como a primeira viagem ao exterior. O setor materializa sonhos e abre novas oportunidades para as pequenas e médias empresas em áreas como turismo, hotelaria, cuidados pessoais e alimentação”.

O Comitê de Compras Coletivas da camara-e.net aponta algumas regras básicas que devem pautar a conduta do setor, como postar o CNPJ e o endereço no site e oferecer um serviço de atendimento ao consumidor adequado ao volume de cupons ofertado. “As regras devem ser muito claras para o consumidor poder entender”, afirma Claudia Woods.

Entre outras dicas, a cartilha recomenda ao e-consumidor, antes de efetuar a compra, pesquisar a idoneidade do site de compra coletiva e do estabelecimento que faz a oferta; verificar se o site possui o Selo de Qualidade em Compras Coletivas, política de privacidade e dispositivos de segurança; entrar em contato com estabelecimento parceiro e verificar se ele possui Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC); consultar as reclamações nos órgãos de defesa ao consumidor (IDEC e Procon) e nos sites de reclamações para verificar a conduta da empresa e dos sites perante tais reclamações, e ficar atento às regras e aos detalhes da oferta como prazos, horários, frete, custos extras, validade do cupom. Após a compra, é importante exigir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e do Código de Ética e Conduta da Camara-e.net.

Criado em junho de 2011, o Comitê de Compras Coletivas da camara-e.net é composto pelos sites ClickOn, Peixe Urbano, Groupon, Viajar Barato, Clube do Desconto e Imperdível, que, juntos, representam 85% do mercado de compras coletivas.

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024