Escrito por:

Ludovino Lopes

Advogado, graduado em Direito Civil pela Universidade Clássica de Lisboa, com especialização nas áreas de Tecnologia da Informação, Direito Internacional Privado e Direito Ambiental. Autor do livro “Manual do empresário brasileiro na Internet “, Co-autor de E-Dicas – O direito na sociedade da informação.

Artigos de Jurídico

publicado em 24/03/2014

Marco Civil da Internet e a obrigatoriedade de nacionalização dos “data centers”

Outros Artigos

09

NOV

publicado 09/11/2021
Por Thaís Covolato*

Veja Também

17

ABR

publicado 17/04/2024
No dia 2 de maio, o Comitê de Open Insurance da camara-e.net, vai realizar sua primeira reunião do ano, de maneira on-line. O encontro será conduzido pelo coordenador do grupo, Manuel Matos, que também é fundador da Via Internet Insurance Consulting e ex-presidente da entidade.

15

ABR

publicado 15/04/2024
Nova presidência é assumida por Leonardo Elias

11

ABR

publicado 11/04/2024
Diretrizes e alternativas para o debate sobre o Marco Regulatório da Inteligência Artificial no Brasil

O projeto de lei do Marco Civil da Internet no Brasil foi um dos assuntos mais abordados na mídia brasileira essa semana, pois a votação estava prevista para a última quarta-feira, 19 de março. Apesar de a votação da proposta ter sido adiada mais uma vez, é importante que façamos neste momento um destaque especial: o Governo Federal decidiu retirar da proposta a obrigatoriedade para os provedores de aplicações de Internet realizarem o armazenamento dos dados de pessoas físicas e jurídicas em “data centers” localizados no Brasil.

Desde o início, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), na condição de entidade multissetorial da economia digital da América Latina, se manifestou sobre esse tema em Carta Aberta encaminhada aos representantes do Congresso Nacional e divulgada no site da entidade no dia 25 de outubro de 2013.

A camara-e.net entendia e ainda entende que o tema da guarda de dados, pela sua importância estratégica e pelos impactos que terá na vida dos cidadãos, das empresas, do governo e da sociedade brasileira nas próximas décadas, seja impreterivelmente inserido na mesma dinâmica democrática e participativa que foi empregada para a elaboração do Marco Civil da Internet, com amplos debates, discussões e consultas públicas e que por ora se consagre aquilo que já havia sido consensado no texto original do Marco Civil.

A opção que a sociedade brasileira tomar neste tocante afetará positiva ou negativamente a competitividade do País nas próximas décadas e a sua inclusão ou exclusão de um mundo conectado onde parte significativa do conhecimento, da inovação, da competitividade e da geração de riqueza passará necessariamente pelo ambiente digital.

O futuro que se construir hoje deve poder contar com o equilíbrio das razões políticas e dos requisitos técnicos, quer seja no tema da guarda de dados, quer seja em matéria de se assegurar a “neutralidade da rede”, sempre tendo em vista a consagração do modelo mais adequado para o País e para as próximas gerações, sem contudo perder de vista a segurança nacional e os interesses soberanos da nação brasileira.

Tendo em vista que o projeto de lei ainda será votado, a camara-e.net, em nome dos associados, tem se preocupado em se manter acompanhando e à disposição do Congresso Nacional e todos demais interessados para discutir as diretrizes sobre segurança, guarda, neutralidade e privacidade de dados de pessoas físicas e jurídicas brasileiras na Internet.

A votação do Marco Civil da Internet é um dos fatos mais relevantes para a continuidade da manutenção e consolidação da expressão última da democracia e da garantia dos direitos individuais que vem sendo construídas ao redor do mundo no ambiente virtual.

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024