Veja Também

Notícias

publicado em 15/04/2014

Camara-e.net participa de fórum sobre comércio eletrônico crossborder na Suíça

News


Fotos: UPU/M.Friedrich

O vice-presidente de Finanças e Controle da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Paulo Kulikovsky, participou do fórum especial da União Postal Universal (UPU), agência especializada das Nações Unidas, nos dias 26 e 27 de março, em Berna, na Suíça.

O evento reuniu mais de 250 representantes de organizações internacionais, incluindo a Organização Mundial das Alfândegas, a União Internacional de Telecomunicações e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, além dos Correios e associações de Comércio Eletrônico de vários países, para debater as oportunidades do e-commerce e os desafios da indústria postal além fronteiras.

“O fórum foi marcado pelo diálogo entre as empresas postais e as varejistas de comércio eletrônico com o objetivo de compreender os anseios de cada país em torno do segmento”, disse Kulikovsky. Ele destaca três questões importantes discutidas nos dois dias de evento: como aperfeiçoar a previsibilidade das entregas, como melhorar a rastreabilidade das encomendas e de que forma aprimorar os procedimentos aduaneiros.


Paulo Kulikovsky, vice-presidente da camara-e.net, durante painel na UPU

 O “crossborder”, como é chamado o comércio de produtos on-line entre países, tem grande potencial de crescimento e desafia a rede postal mundial, bem como outros agentes digitais, a desenvolver soluções operacionais, entre elas soluções de desenvolvimento de produtos, integração de cadeia de suprimentos, de interoperabilidade e de pagamento, que atendam aos anseios e expectativas dos consumidores e comerciantes. Afinal, enquanto o volume de correspondência está em declínio, o número de encomendas e pacotes pequenos aumenta a cada ano.

“O e-commerce precisa de redes que sejam eficientes, inteligentes e seguras, e requer a cooperação de todas as partes interessadas”, declarou o diretor-geral da UPU,Bishar A.Hussein, em seu discurso de abertura. “Uma rede que funcione bem pode trazer desenvolvimento econômico e social. E o e-commerce tornou-se o combustível para o crescimento econômico em muitos países, particularmente no que diz respeito às micro, pequenas e médias empresas”, completou.

Nessa área, o Brasil tem um longo caminho pela frente. “As empresas brasileiras ainda são bastante tímidas em relação ao crossborder. Praticamente 90% das vendas da internet são locais, isto é, dentro do território nacional”, comenta o vice-presidente de Finanças da camara-e.net.

As apresentações realizadas no fórum internacional da UPU estão disponíveis no link: http://www.upu.int/en/activities/e-commerce/2014-forum.html ou o website:http://news.upu.int/

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024