Veja Também

Notícias

publicado em 17/04/2014

CGI.br comemora os 25 anos do domínio “.br”

News

O domínio “.br” completa 25 anos amanhã, dia 18/04, e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) comemora a data com mais de 3,4 milhões de domínios registrados no país, através do Registro.br.

O primeiro registro ‘.br’ foi feito em 1989, quando Jon Postel, responsável pelo serviço IANA (Internet Assigned Numbers Authority), delegou ao grupo que operava redes acadêmicas no País a primeira subdivisão do “.br” ao estabelecer os subdomínios org.br, gov.br, com.br, net.br e mil.br. 

Desta forma, o “.br” foi utilizado inicialmente pela comunidade acadêmica para identificar as máquinas das redes que já existiam. Em pouco tempo e, principalmente, após a ECO-92, outros segmentos da sociedade civil tiveram acesso às redes em geral e à Internet em particular e o domínio “.br” passou a ser cada vez mais utilizado. Com o início da fase comercial da Internet, no começo de 1996, o “.br” já registrava 851 domínios e terminou o ano com 7.507 registros. Em abril de 2014, o Registro.br já passa de 3.401.250 registros.

“Tradicionalmente, o Registro.br mantém uma equipe de profissionais altamente qualificados, que a todo momento analisam e desenvolvem novas ferramentas para aprimorar o sistema de registro de nomes de domínios brasileiros”, afirma Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

No mundo apenas sete domínios para códigos de país (ccTLDs ou country-code Top Level Domain) possuem mais registros do que o Brasil com o “.br”. Sítios, blogs ou e-mails com o domínio “.br” são facilmente identificados na Internet como brasileiros. 

No início de 2014, o Registro.br atualizou o seu portal na Internet com um novo desenho e novas facilidades, levando para os usuários uma criptografia mais forte, nomenclatura acessível e um processo de registro simplificado. Para conhecer mais sobre os domínios “.br”, acesse http://registro.br

Sobre o Registro.br
Desde 1995, o Registro.br é o executor de algumas das atribuições do Comitê Gestor da Internet no Brasil, entre as quais as atividades de registro de nomes de domínio, a administração e a publicação do DNS para o domínio . Realiza ainda os serviços de distribuição e manutenção de endereços internet. Em janeiro de 2013, havia mais de 3,3 milhões de domínios .br registrados no país. Para o LACNIC – Registro de Endereços Internet para a América Latina e Caribe, o Registro.br oferece os serviços de engenharia e hospedagem. Mais informações em www.registro.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa NIC.br

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024