Veja Também

Notícias

publicado em 22/04/2014

Brasil sedia conferência internacional sobre os rumos da internet

News


Nos dias 23 e 24 de abril, a cidade de São Paulo será palco do NETmundial, encontro multissetorial global organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a /1Net, que deve reunir mais de 800 participantes de pelo menos 80 países para debater os rumos da internet e os responsáveis pelo seu funcionamento.

O evento tem como foco a elaboração de princípios de governança da internet e a evolução do ecossistema da governança na internet, isto é, o que se pode propor em relação ao sistema internet. Para isso, representantes da sociedade civil, do setor privado, da academia e da comunidade técnica se dividirão em quatro comitês de trabalho: Comitê Multissetorial de Alto Nível, Comitê Multissetorial Executivo, Comitê de Logística e Organização e o Conselho de Assessores Governamentais.

No último dia 17, foi divulgado o documento que irá guiar as discussões no NETmundial. Para Demi Getschko, diretor do NIC.br, braço executivo do CGI.br, a participação em governança deve ser sempre multissetorial e todas as vozes devem ser ouvidas igualmente. “Esse documento foi gerado a partir das contribuições recebidas. Se conseguirmos aprovar algo próximo a ele será um grande resultado”, disse. Acesse o documento: http://document.netmundial.br/

Foram 188 contribuições feitas por representantes de 46 países. Entre os temas de maior destaque estão a privacidade e a liberdade de expressão na internet, a globalização da IANA (entidade que atribui os “números” da internet, como os endereços de IP), e o papel dos governos na governança da internet.

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) apoia o NETmundial por entender que a governança da internet deve ser exercida de forma transparente, multilateral e democrática, com a participação dos vários setores da sociedade, preservando e estimulando o seu caráter de criação coletiva, como define o documento “Princípios para a Governança e Uso da Internet no Brasil”, desenvolvido pelo CGI.br.

O NETmundial será presencial e estão previstas as participações de 30 hubs (grupos) espalhados pelo mundo, a fim de incentivar os debates e contribuições dos participantes remotos. Em paralelo, ainda acontece na capital paulista a Arena Mundial, evento aberto ao público, que vai discutir a web do ponto de vista do cidadão comum (acesse www.participa.br/netmundial).

Serviços:

Evento: NETmundial
Data: 23 e 24 de abril 2014
Local: Grand Hyatt Hotel, São Paulo (SP)
Site: www.netmundial.br

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024