Veja Também

Notícias

publicado em 20/10/2014

Cid Torquato, consultor da camara-e.net, fala sobre acessibilidade, a nova missão do Movimento Internet Segura

News

Nomeado consultor da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em abril deste ano para assumir o MIS (Movimento Internet Segura), Cid Torquato tem como principal desafio trabalhar o tema acessibilidade junto às empresas de comércio eletrônico. Sua nomeação marca uma nova fase do Comitê, que amplia o campo de atuação e muda o nome para Movimento de Acessibilidade e Internet Segura (MAIS+).

Secretário adjunto da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Torquato atua em projetos e ações para promover a inclusão social e melhorar a condição de vida de pessoas com deficiência. Idealizador e um dos fundadores da camara-e.net em 2001, onde foi diretor-executivo até 2006, ele empresta agora, ao segmento de comércio eletrônico, seu conhecimento na área de tecnologia da informação e acessibilidade.

“A acessibilidade digital é a ferramenta fundamental para que a Internet possa realmente atingir toda sua potencialidade, ou seja, estar plenamente utilizável por todos”, destaca Torquato. Clique aqui e leia a matéria sobre a reformulação do Movimento Internet Segura (MIS) para MAIS+.

Confira abaixo a entrevista que ele concedeu à camara-e.net:

Cid Torquato, consultor do Movimento Acessibilidade e Internet Segura (MAIS+) da camara-e.net

 

Camara-e.net: Como o senhor recebeu o convite para ser consultor do MAIS+?

Cid Torquato: Recebi com muita honra o convite de coordenar esse importantíssimo projeto, que se originou principalmente de demandas apresentadas pelo Ministério Público, tanto federal quanto estadual, referentes à falta de acessibilidade digital em sites comerciais, o que impede o pleno acesso das pessoas com deficiência, principalmente visual, aos serviços e produtos oferecidos no ambiente Web. Como colaborador da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, e atual Secretário Adjunto da Pasta, esse convite trouxe a possibilidade de realizar ações concretas no sentido de ampliar a percepção de praticidade, segurança e boas ofertas, que só o comércio on-line pode oferecer, e, também, fornecer orientações e conteúdo para subsidiar as ações de fornecedores de serviços e produtos no intuito de tornarem acessíveis seus sites, beneficiando não somente às pessoas com deficiência, mas, também, toda a população.

Camara-e.net: Quantas pessoas com deficiência existem no Brasil e quais são os principais tipos de deficiência?
Cid Torquato: De acordo com dados do IBGE, Censo 2010, existem no país cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa aproximadamente 24% da população. Do total de pessoas com deficiência, 58% apresentam deficiência visual (pessoas cegas ou com baixa visão); cerca de 22% têm alguma deficiência motora; 16% abrangem aquelas com diferentes graus de deficiência auditiva e 4% possuem deficiência intelectual.

Camara-e.net: Qual a relação entre acessibilidade e internet?
Cid Torquato: A Internet otimizou sobremaneira o “acesso” e a troca de informações na sociedade e no mundo. A comunicação teve um salto impressionante com a utilização de plataformas e recursos on-line, permitindo explorar diversas possibilidades de transmissão de dados, imagens e de interação entre pessoas. A acessibilidade, no caso a digital, é a ferramenta fundamental para que a Internet possa realmente atingir toda sua potencialidade, ou seja, estar plenamente utilizável por todos.

Camara-e.net: Como está o cenário da acessibilidade no comércio eletrônico brasileiro?
Cid Torquato: As principais lojas já dispõem de recursos de acessibilidade. Na maioria dos casos, devem apenas aprimorá-los, para se adequarem totalmente às normas atuais. Ou seja, nosso desafio não é complexo, principalmente tendo em vista que as empresas têm consciência da importância do trabalho que estamos realizando.

Camara-e.net: Além da acessibilidade, qual outra tendência do e-commerce o senhor identifica como importante de ser colocada em discussão nos próximos meses/anos?
Cid Torquato: Há muitos anos defendo a utilização de certificação digital no comércio online. Precisamos ampliar os benefícios para quem compra ou contrata serviços de forma segura, com certificado digital.

 

Quer saber mais sobre o MAIS+? Clique aqui e leia a primeira parte da entrevista do Cid Torquato ao site da camara-e.net.

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024