Veja Também

Notícias

publicado em 26/11/2014

Proteja-se dos golpes por e-mail na Black Friday

News

Nesta sexta-feira, 28, acontece mais uma edição da Black Friday Brasil, dia de descontos em lojas online. Com a proximidade do evento, aumentam as ameaças de golpes com o objetivo de instalar arquivos maliciosos para roubar dados pessoais dos consumidores.

Segundo a empresa de segurança McAfee, os cibercriminosos usam a técnica do phishing para tentar obter informações confidenciais através de e-mails ou mensagens instantâneas que parecem originárias de uma fonte confiável. A fraude eletrônica é uma das técnicas mais usadas pelos para adquirir dados como senhas, número de cartões de crédito.

Funciona assim: geralmente o golpista envia e-mails não solicitados para as vítimas com anexos infectados e links que podem levar o consumidor a sites fraudulentos ou até mesmo instalar malwares no computador e dispositivos móveis.

“Nunca devemos clicar em links de ofertas vindas por spams e e-mails de ofertas não solicitados, mesmo que pareça confiável. O recomendado é entrar no site oficial da loja para checar se a oferta é verdadeira”, explica Thiago Hyppolito, engenheiro de produtos da McAfee.

No segundo trimestre deste ano, o laboratório da McAfee coletou mais de 250 mil URLs novos de phishing, somando quase um milhão de novos sites com esta ameaça no último ano. Um teste realizado pela empresa com 30 mil usuários revelou que 80% dos participantes foram enganados por pelo menos uma dentre dez mensagens de phishing.

Além do aumento no volume total, os ataques de phishing estão cada vez mais elaborados, como o chamado spear phishing, golpe com informações personalizadas que podem levar o destinatário a crer que ela veio de uma fonte legítima. 

Confira outras dicas para não cair em golpes de phishing:

Desconfie de ofertas boas demais. Se o e-mail recebido apresenta ofertas com preços muito abaixo do mercado, a chance de ser falso é grande.

Suspeite de sites e e-mails mal configurados. E-mails e sites fraudulentos normalmente podem ser detectados por apresentarem imagens em baixa resolução e erros gramaticais.

Cheque o endereço dos sites antes de clicar nos links. Na maioria dos casos, o endereço de site com ameaça de phishing tem referência do site que finge ser, mas com alguma variação. Ao passar o cursor do mouse sobre o link é possível ver o real endereço de destino. Algumas falsificações podem ser bem convincentes, por isso é recomendável evitar os links recebidos e sempre ir direto ao site oficial da loja.

Fonte: Olha Digital

 

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024