Veja Também

Notícias

publicado em 27/11/2014

Pesquisar antes de comprar e conferir se o produto faz parte das promoções do Black Friday são algumas dicas da camara-e.net

News

Com o objetivo de ajudar o e-consumidor a ter a melhor experiência no dia da promoção, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) elaborou uma cartilha da compra segura.

A primeira recomendação é pesquisar preços do item desejado antes e durante o evento. E isso vale tanto para as lojas virtuais quanto para as lojas físicas. Abaixo, veja as dicas da cartilha:

1. Verifique se o produto desejado faz parte da promoção Black Friday. As lojas virtuais não são obrigadas a colocar todos os seus produtos na promoção. Em vez disso, selecionam alguns. Se a indicação não estiver visível ao selecionar o produto desejado, telefone para a loja e tire a sua dúvida.

2. Consulte os sites que comparam preços, produtos e serviços. Eles são excelentes fontes de informação, e os melhores estão constantemente atualizados.

3. Pesquise sobre a reputação da loja ou site que você escolheu. O Procon traz uma lista atualizada mensalmente de sites não recomendados: (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php).

4. Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra. As lojas com o selo Black Friday Legal já passaram por essa checagem.

5. Tenha antivírus, antispyware, firewall e tudo o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso a suas informações.

6. Use sites que tragam serviços de pagamento de renome.

7. Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de fechar a compra. Se tiver dúvidas, ligue para a loja para saná-las.

8. Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Geralmente essas páginas são iniciadas por https:// e o cadeado está ativado (ícone visualizado em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.

9. Guarde todos os passos da compra, inclusive o e-mail de confirmação.

10. Conheça o Selo Black Friday Legal 2014. Ele identifica as lojas que assinaram o Código de Ética, comprometendo-se a não maquiar preços e a promover ofertas reais e a seguir normas de conduta e boas práticas do comércio eletrônico, como entregar o produto no prazo e fornecer canais de comunicação com o consumidor estão entre essas boas práticas.

Para liberar o selo à loja virtual, a camara-e.net avaliou se o CNPJ e a Razão Social informados pela empresa estão ativos na Receita Federal; verificou se o site disponibiliza aos usuários, conforme Decreto 7962, de 15/03/2013, informações como CNPJ, Razão Social, endereço físico completo, SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), telefone e e-mail ou outra forma de contato eletrônico. E para finalizar, também se a empresa não está citada na lista do Procon de lojas virtuais a serem evitadas (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php).

A relação das lojas que assinaram o Código de Ética estão no link: www.camara-e.net/blackfriday

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024