Veja Também

Notícias

publicado em 26/03/2015

Camara-e.net e Abrarec assinam protocolo de cooperação para promover a Economia Digital e o setor de Relacionamento

News

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e a Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (Abrarec) firmaram nesta quinta-feira, 26 de março, um convênio de cooperação com o objetivo de desenvolver atividades voltadas para o fomento da Economia Digital e da Tecnologia. A assinatura do protocolo de cooperação foi feita durante a 110ª Reunião do Comitê de Ouvidorias realizada na capital paulista, em evento que reuniu diversos profissionais de Relacionamento com Consumidor (ouvidores) e Meios de Pagamentos na Internet.

O convênio promoverá a troca de informações entre os associados sobre as tendências em Economia Digital e canais de Relacionamento e Varejo, gerando conteúdo informativo e editorial, eventos e seminários nessas áreas, além de acompanhar os procedimentos de regulação desses setores.

A primeira ação de cooperação está relacionada à Lei da Entrega Agendada, que vigora em alguns Estados. As entidades têm se reunido com os órgãos de defesa do consumidor do Estado de São Paulo no intuito de expor os impactos econômicos e logísticos da lei.

Ludovino Lopes (à dir.), presidente da camara-e.net, e Vitor Morais de Andrade (à esq.), presidente da Abrarec (foto: Angela Kagueyama)

“O protocolo de cooperação entre a camara-e.net e a Abrarec é um passo importantíssimo na consolidação do esforço que vem sendo desenvolvido pelas entidades no sentido de fortalecer a visão conjunta sobre temas tão importantes, como a privacidade de dados, a regulação do Marco Civil, a Lei da Entrega Agendada, e as ações que visam a construção de caminhos alternativos para a solução de conflitos”, diz Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net. “Essa visão conjunta e os esforços integrados elevam as relações associativas para um novo patamar que o setor da economia digital demanda pela sua vitalidade, gerando resultados reais para a economia nacional”, completa Lopes.

O segundo grande projeto desta parceria está em desenvolver um Grupo Técnico de Trabalho para atuar de forma conjunta com a Estratégia Nacional de Não Judicialização (Enajud), órgão da Secretaria de Reforma do Poder Judiciário do Ministério da Justiça que tem como ponto focal o desenvolvimento de ações e estudos que auxiliem na redução da litigiosidade no País.

Presidentes da camara-e.net (à dir.) e da Abrarec falam sobre a importância da parceria entre as duas entidades (foto: Angela Kagueyama)

O propósito da Enajud também é viabilizar e estruturar métodos alternativos de solução de conflitos no comércio eletrônico, a fim de prevenir e reduzir litígios, beneficiando diretamente tanto as empresas quanto o consumidor, que poderá ter sua reclamação resolvida rapidamente.

“O Termo de Cooperação mostra a maturidade dos setores representados para dialogar sobre temas complexos e a necessidade de buscar eficiência também nas ações associativas”, avalia Vitor Morais de Andrade, presidente da Abrarec. “Com este alinhamento, ganham as empresas com porta-vozes falando a uma única linguagem, mas, sobretudo, ganham os consumidores, que passam a ter o mercado trabalhando em conjunto para melhorar os nossos padrões de serviços e relacionamento, gerando ganhos econômicos e satisfação das pessoas”, completa.

*****

Sobre a camara-e.net: Fundada em 2001, a camara-e.net é.a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, formando consenso no segmento perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios on-line no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. www.camara-e.net

Sobre a Abrarec: Criada em 2003, por profissionais das áreas de relacionamento entre empresas e clientes, oriundos das atividades de Marketing de Relacionamento, Marketing Direto, Call Center, Serviços, Telemarketing, Database Marketing, Serviço de Atendimento ao Consumidor, Atendimento ao Cliente, Comércio Eletrônico, CRM, Vendas, entre outras. A Abrarec é uma entidade sem fins lucrativos, voltada para criar e divulgar a cultura, gestão e tecnologia do relacionamento entre empresas, clientes e consumidores, aprimorar a capacitação profissional e certificar a excelência em relacionamento. www.abrarec.org.br

 

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024