Veja Também

Notícias

publicado em 26/03/2015

Estado de S.Paulo: Caixa cria seguradora virtual

Insurtechs

O francês Thierry Claudon, presidente da Caixa Seguradora, conseguiu vender, há dois anos, um consórcio por meio de um chat para uma cliente no Acre. O sucesso da negociação, feita pela internet, fez surgir a ideia da criação de uma empresa que mudasse a forma como os brasileiros compram seguros. Com R$ 200 milhões aprovados pelo conselho de administração da Caixa Seguradora para investimentos neste ano e a expectativa de R$ 500 milhões para os próximos três anos, o objetivo é lançar, até o meio de 2016, a primeira companhia de seguros totalmente digital da América Latina.

O nome ainda vai ser definido, mas Thierry diz que não quer nada que lembre o “burocrático” mundo dos seguros. Na sua definição, a ideia é que a nova empresa seja mais parecida com uma companhia de prestação de serviços do que com uma instituição financeira, o contrário do cenário dos seguros hoje no Brasil.

Esse modelo de seguradora totalmente digital permitirá a redução de até 15% nos custos dos produtos oferecidos, de acordo coma experiência internacional em países como Estados Unidos, Nova Zelândia e Coreia do Sul.Hoje, a Caixa Seguradora tem 10 milhões de clientes. As projeções conservadoras são de que, até 2025, a nova companhia consiga 3,5 milhões de novos contratos, o que implica 2,5 milhões de novos clientes. 

Investimentos. Os investimentos para a criação da empresa serão bancados de acordo com a divisão societária da Caixa Seguradora – 51% da francesa CNP Assurances e 48,21% da Caixa. Para o presidente da Caixa Seguradora, o setor de seguros ainda tem muito acrescer no Brasil e o objetivo dessa nova empresa é ampliar a participação em um País com grande população jovem e acesso à internet. Ele cita de cabeça os números: de 40 a 50 milhões de brasileiros não contrataram nenhum tipo de seguro, outros 20 milhões nunca fizeram tratamento odontológico, a maciça maioria da população não tem seguro funerário. 

Segundo ele, é preciso se comunicar melhor com as classes emergentes. O setor ainda é bastante voltado para as classes A e B e deixa de lado as possibilidades de produtos para essa população. A nova empresa não apenas venderá os produtos pela internet,serviço já disponível.“Queremos que a experiência seja totalmente digital, com a conveniência que o cliente espera”, afirma. 

Ele reconhece uma dificuldade para corretores e bancos em ser proativos na oferta dos seguros. A indústria ainda busca maneiras de se adaptar ao mundo digital para ampliar a base de clientes e se conectar melhor com os assegurados que já são clientes, embora a regulação, diz Thierry, esteja se adaptando à s novas tecnologias. 

O Google recebe 11 milhões de buscas mensais sobre seguros, 15% delas feitas em smartphones, de acordo com Fabio Coelho, presidente do Google no Brasil. Esse número cresce 14% a cada ano. Em evento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), em novembro, ele afirmou que 70% das pessoas que têm seguros têm acesso a internet e 40% do processo de compra e renovação de apólices é originada na rede. Ele defendeu no evento que o “modelo mental” do comprador de seguros mudou. 

Desafio.O desafio da indústria de seguros é capturar esse movimento rapidamente. Thierry diz não ter dúvida de que, mesmo com as incertezas sobre a atividade econômica do País nos próximos anos, esse é o momento certo para se lançar uma empresa nova. Ele afirma que momentos de dificuldade econômica, como o que o Brasil enfrenta, são, historicamente, propícios à área de seguros. “O brasileiro está pensando em como cuidar das conquistas que adquiriu nos últimos anos: casa própria, carro novo... Não terá direito para comprar bens novos, então é preciso cuidar dos antigos”, afirmou.

Fonte: Estado de S.Paulo

 

 

 

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024