Veja Também

Notícias

publicado em 19/05/2015

Em Itabuna (BA), camara-e.net realiza palestras e oficina gratuitas sobre como abrir uma loja virtual

Micro, Pequena e Média Empresa

Como montar, administrar e divulgar uma loja na internet foi o tema central do seminário realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) no dia 14/05, em Itabuna, município com cerca de 200 mil habitantes no sul da Bahia. O Ciclo MPE.net acontece há 12 anos e já capacitou mais de 64 mil pessoas. Em Itabuna, cerca de 170 micros e pequenos empreendedores assistiram às palestras, que ocorreram no auditório do Tarik Plaza Hotel.

A mesa de abertura contou com a presença de Claudiana Figueiredo, gerente regional do Sebrae e  Pedro Góes, gerente regional dos Correios, que enfatizaram a importância do aprimoramento profissional para o sucesso do empreendimento. Michelângelo Lima, do Sebrae, ministrou a palestra “Sua empresa na Internet”, enquanto Vivian Brendle, dos Correios, falou sobre “Logística na Cadeia de Suprimentos”.

Clique aqui e confira o álbum de fotos do evento.

 

Mesa de abertura com representantes do Sebrae, dos Correios e da camara-e.net

Paulo Peres, da Embrasoft, explicou as quatro etapas para a construção de uma empresa virtual: planejamento, escolha da plataforma, monitoramento e divulgação do e-commerce. De acordo com Peres, cada uma delas precisa ser estruturada com cuidado. Cada tipo de plataforma – se pronta ou software livre –, por exemplo, tem suas vantagens e desvantagens e o empreendedor precisa analisar qual se encaixa melhor ao perfil do seu negócio. “A loja pode ser boa, com produtos de qualidade, mas se não tiver um apelo visual atraente ao consumidor, pode perder em visualizações e vendas”, observou.

No painel sobre meios de pagamento, Ricardo Grandinetti, do Moip, salientou, entre outros pontos, a necessidade de se ter um check out – processo de finalização de compra – rápido, transparente e objetivo. “O ideal é que o processo de check out seja feito com o menor número de passos possível”, disse. Para aumentar a sensação de segurança do consumidor na hora de fechar a compra, é fundamental disponibilizar todos os meios de pagamento possíveis, ter em local de fácil acesso a política de segurança e de retorno, e as condições do frete.

Ricardo Grandinetti, do Moip, falou sobre a importância do checkout

A apresentação final foi feita por Adriano Ribeiro, que abordou os benefícios do Movimento e-MPE, iniciativa da camara-e.net para apoiar os micros e pequenos empreendedores. Quem participou do Ciclo MPE.net ainda concorreu a notebook. A ganhadora de Itabuna foi Michele Silva do Nascimento.

No dia seguinte, em função do interesse dos participantes, a camara-e.net realizou uma oficina para 30 pessoas com especialistas dos Correios, Embrasoft e Guia-se. Um dos temas abordados no workshop foi marketing digital. “Para o e-commerce ter sucesso, é fundamental estar presente nas mídias de forma inteligente e saber usar a ferramenta que se adéqua melhor ao seu produto”, aconselhou Elias Jr.,da empresa Guia-se.

Participantes do Ciclo MPE.net em Itabuna/BA

 

Fonte: Assessoria de comunicação da camara-e.net

 

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024