Veja Também

Notícias

publicado em 22/06/2015

Guia da camara-e.net dá dicas para compra online de pacotes de viagem

Varejo Online

O mercado de turismo online está em franco crescimento no país. O faturamento do setor, segundo dados de 2011 do Ministério de Turismo, do Google Think Travel e da McKinsey, ultrapassou os R$ 8,4 bilhões e chegou a R$ 18 bilhões em 2014. O número de agências online aumenta a cada dia e o mercado aeroviário no Brasil cresceu 85%, entre 2003 e 2012. Diante desse cenário, a quantidade de pessoas que optam por planejar uma viagem totalmente pela Internet cresce conforme o aumento de internautas – 209 milhões acessam a banda larga, de acordo com último levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

“O consumidor está cada vez mais conectado – são duas novas assinaturas de banda larga ativadas por segundo”, diz Gerson Rolim, diretor de comunicação e marketing da Câmara Brasileira Comércio Eletrônico (camara-e.net). “E está cada vez mais fácil planejar os destinos, escolher pacotes e aproveitar as promoções oferecidas pelas companhias aéreas e agências de turismo online”.

Mas Rolim aconselha o e-consumidor a conter o impulso consumista e pesquisar antes de comprar. “Toda essa facilidade pode levar o consumidor a não tomar os cuidados necessários no seu planejamento e acabar frustrando suas expectativas”, diz. Justamente para ajudar o turista online, o Comitê de Varejo Online da camara-e.net desenvolveu um guia com dicas que ajudam a planejar as férias online com cuidado. Veja as dicas a seguir:

  1. Tome cuidado com promoções muito tentadoras, pois “não existe almoço grátis”. Um valor muito baixo de um pacote pode significar mais dores de cabeça do que prazeres no final do dia.
  2. Observe cuidadosamente os links recebidos por e-mail antes de abri-los. Se possível, após receber a promoção, digite o endereço da operadora de turismo diretamente no navegador e então procure pela oferta mencionada.
  3. Verifique se o seu cartão de crédito possui  benefícios de viagem como: seguros, isenção de taxas extras em função da anuidade, pontos acumulados em milhagens etc.
  4. Pesquise promoções disponíveis e compare preços, o que está incluído, condições de compra e utilização, duração, formas de pagamento, tipo de hospedagem, tipo de bilhete aéreo, horário de voo, conexões e serviços.
  5. Cheque a idoneidade do site onde a compra será feita: consulte a situação cadastral da empresa no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e observe também informações como a razão social, CNPJ e se ela tem certificado digital válido.
  6. Pesquise sobre a reputação da loja virtual: o Procon atualiza constantemente uma lista com sites que devem ser evitados: (https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php). Consulte também sites de reclamação, fóruns de discussão e redes sociais para ver o que outros consumidores falam daquela empresa.
  7. Aproveite chats online e telefone de contato da loja para tirar todas as suas dúvidas antes de concluir a compra.
  8. Certifique-se de que a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais e financeiros. Essas páginas iniciam-se por https:// e o “ícone do cadeado” está. Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador. Essa segurança vale tanto para compras realizadas pelo computador, quanto para dispositivos móveis.
  9. Observe todas as condições da compra antes de fechar o negócio: validade de promoções, condições de voos, vouchers de hospedagem, aluguel de veículo, condições de check in, seguros extras e serviços adicionais.
  10. Confirme sua hospedagem diretamente com o hotel antes de embarcar. Ligue, mande e-mail e peça o envio de e-mail de confirmação.
  11. Imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails e recibos de confirmação e de pagamento.
  12. Entre em contato com o site caso seja cobrado indevidamente. Se não for ressarcido, entre em contato com o cartão de crédito e, se necessário, procure o Procon ou o Juizado de Pequenas Causas.

 

Informações à imprensa:

Insight Comunicação – (11) 3284-6147 / 3262-5567

Gisele Ribeiro – gisele.ribeiro@insightnet.com.br

Hanna Zamboni – hanna.zamboni@insightnet.com.br

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024