Veja Também

Notícias

publicado em 11/04/2016

Campina Grande, na Paraíba, recebe quarta etapa do Ciclo MPE 2016 promovido pela camara-e.net

Micro, Pequena e Média Empresa

CLIQUE AQUI E CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS DO CICLO MPE DE CAMPINA GRANDE/PB

Na cidade onde ocorre o maior São João do mundo, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) realizou no dia 05/04 mais uma etapa do Ciclo MPE.net, evento que oferece palestras gratuitas sobre como planejar, abrir, operar e divulgar um e-commerce de sucesso. O convite foi feito pela Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG), que este celebra nove décadas de atuação.

Na expectativa de aprender como vender pela internet, cerca de 70 pessoas assistiram às palestras ministradas por especialistas dos Correios, BNDES, Xtech Commerce, Soluti e da própria camara-e.net.

Alguns dos participantes que já possuem loja virtual foram em busca de informações para aprimorar os negócios. É o caso de Leonardo Calado Batista de Souza, 34 anos, morador de João Pessoa, e proprietário da Redes Brazil, que já tem um público cativo em outros países. “Para abrir uma loja virtual é preciso coragem e também conhecimento. A experiência que obtive trabalhando nos Correios, na área de exportação, ajudou muito. Comecei com pouco dinheiro, vendendo no MercadoLivre, e depois de sete meses abri a loja virtual. Hoje ela está vendendo muito bem, mas continuo me capacitando”, conta.

Alisson Carlos Calixto da Silva, 25 anos, fundou o Bazar do Airsoft há quatro anos e hoje dedica-se exclusivamente à loja virtual, que vende produtos esportivos para a prática de jogos de simulação militar. “Nós profissionalizamos bastante o nosso e-commerce e estamos investindo na área, que é promissora. A grande vantagem é que não precisamos ter um local físico, economizamos no aluguel e em funcionários, e essa economia reflete no preço do produto”, relata o empresário de Campina Grande.

A primeira palestra do dia foi apresentada pelo gerente regional dos Correios-PB, Barôncio de Castro Lucena Junior (foto abaixo), que deu um panorama geral sobre a logística do comércio eletrônico. O controle de estoque e o tipo certo de embalagem para cada produto foram alguns temas destacados por ele, que também explicou o que é logística reversa – serviço de remessa de documentos e mercadorias em devolução, sem ônus ao remetente, para serem entregues exclusivamente no endereço indicado pelo cliente.

O especialista do BNDES, André Luís de Barros Lima, orientou os participantes sobre como aumentar a chance de conseguir crédito para investir no seu negócio e falou sobre as vantagens do Cartão BNDES para as micros, pequenas e médias empresas. Com ele, as empresas com faturamentos de até R$ 90 milhões podem financiar a compra de máquinas, equipamentos, computadores, móveis, softwares, entre outros 265 mil itens.

 

Wilson Furtado Roberto, da Soluti, explicou as vantagens do certificado digital nas vendas via internet, enquanto Alfredo Soares, da Xtech Commerce, deu dicas sobre como escolher a plataforma ideal para o seu e-commerce. O consultor da camara-e.net e especialista em e-commerce, Elias Júnior, apresentou as palestras sobre meios de pagamento na internet e como utilizar o marketing digital para atrair e reter clientes.

No fim do evento, a camara-e.net sorteou um tablet entre os participantes e a Xtech Commerce sorteou 10 treinamentos gratuitos para abrir uma loja virtual na plataforma. Na manhã do dia 06/04, a entidade realizou, ainda, uma oficina, conduzida por Elias Júnior, para os participantes do Ciclo MPE, com o objetivo de mostrar na prática a estrutura de uma loja virtual.

 

Destaques na mídia

Por ter alcançando índices significativos de crescimento nos últimos anos, o comércio eletrônico ganhou destaque na mídia local. Equipes de jornalismo da TV Itararé e a TV Correio, afiliadas respectivamente da TV Cultura e da TV Record na região, bem como da Rádio Campina FM, estiveram presente no evento e entrevistaram os especialistas e parceiros da camara-e.net. Confira:

TV Itararé (afiliada da Cultura): reportagem de cinco minutos exibidas no jornal Meio-Dia Itararé. Entrevista com Elias Júnior (foto abaixo), consultor de e-commerce e marketing digital da camara-e.net, sobre as vantagens de se ter uma loja online, e entrevista com André Luis de Barros Lima, do BNDES, sobre créditos para micros, pequenos e médios empresários.
Para assistir, acesse o vídeo no tempo 10min32seg: https://www.youtube.com/watch?v=9-zzJuXZgiE

TV Correio (afiliada da Record): A repórter entrevistou Alfredo Soares, da Xtech Commerce, que falou sobre os requisitos para abrir uma loja virtual e deu dicas para quem pretende ingressar neste segmento.

André Luís de Barros Lima (foto abaixo), do BNDES, também foi entrevistado e explicou como micros, pequenos e médios empresários podem conseguir crédito para aprimorar seus negócios.

 

Rádio Campina FM (93.1): o repórter Walter Miro entrevistou três especialistas durante o Ciclo MPE.net: Elias Júnior (camara-e.net), Barôncio de Castro Lucena (Correios) e André Luis de Barros Lima (BNDES).

O áudio completo está no link abaixo, a partir do tempo 35min47seg.

http://campinafm.com.br/portal/jornal-integracao-a-noticia-com-mao-e-contramao-06042016/

 

Nos dias que antecederam ao evento, os veículos de comunicação de Campina Grande também divulgaram o evento. A saber:

04/04 – O Jornal Integração, da Rádio Campina FM, que vai ao ar diariamente das 6h às 8h, entrevistou o secretário executivo da camara-e.net, Fernando Ricci. Clique aqui para ler e ouvir a notícia.

27/03 – O Jornal da Paraíba (impresso do grupo Globo) divulgou o evento no Painel do Lojista.

A Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG) destacou o evento Ciclo MPE em seu site, com banner e matéria: http://accg.com.br/page/

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Campina Grande também destacou o evento em seu site, colaborando ainda com o envio de e-mail marketing para a lista de associados:

Fonte: Letícia Martins e Paloma Santos, assessoras de comunicação da camara-e.net (comunicaca@camara-e.net)

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024