Veja Também

Notícias

publicado em 20/05/2016

Camara-e.net concede entrevista para a Rádio Cidade de Jundiaí para divulgar o Ciclo MPE.net

Micro, Pequena e Média Empresa

O secretário executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Fernando Ricci, concedeu entrevista ao vivo para a Rádio Cidade AM 730 de Jundiaí, no dia 19/05, para divulgar o Ciclo MPE.net.

Foram sete minutos de entrevista ao apresentador Paulinho. Confira abaixo ou clique aqui para ouvi-la:

Rádio Cidade: Como será este evento?
Fernando Ricci: O Ciclo MPE acontece há 13 anos em 20 cidades brasileiras e já capacitou mais de 60 mil pessoas. É um dia todo de palestras que mostram como entrar no mercado virtual e começar a vender pela internet.

Rádio Cidade: Aqui no Brasil, segmento de e-commerce continua crescendo mesmo com a crise?
Fernando Ricci: Sim. Até o ano passado, nós estávamos crescendo em dois dígitos, um crescimento de 15% ao ano. Para 2016, a estimativa é crescer 8%.

Rádio Cidade: Quer dizer, são números importantíssimos, não é?
Fernando Ricci: Com certeza. É só observar: o PIB está diminuindo, os negócios estão parados, o desemprego está alto, mas o comércio eletrônico ainda cresce.

Rádio Cidade: Você falou que o evento acontece há 13 anos, ou seja, desde o início do comércio eletrônico?
Fernando Ricci: Praticamente, Paulinho. O comércio eletrônico no Brasil tem 20 anos, mas se popularizou recentemente.

Rádio Cidade: Anos atrás as pessoas tinham receio de comprar pela internet, mas hoje fazer compras online já está incutido no dia a dia das pessoas, não é?
Fernando Ricci: É verdade. Hoje esse medo já não existe mais, pois a segurança é alta. A própria camara-e.net tem um selo de confiança para lojas online, então, cada vez mais vai se diluindo o medo. Sem falar que é muito mais fácil comprar pela internet. Você tem praticamente um shopping na sua frente.

Rádio Cidade: E quem pode participar do evento?
Fernando Ricci: O Ciclo MPE é voltado para, basicamente, três públicos: desempregados que queiram entrar no comércio eletrônico, pessoas que já possuem loja física e querem expandir os negócios para outros Estados ou países, e aqueles que já têm loja virtual, mas precisam buscar mais informações. São oito palestras sobre os três pilares do e-commerce: infraestrutura, operação e marketing.

Rádio Cidade: A gente costuma dizer que é na crise que se cria. Então, pessoas criativas podem descobrir um nicho de mercado e, de repente, abrir uma loja virtual.
Fernando Ricci: Sim, é uma oportunidade de emprego. O Brasil vive uma crise, com muitas pessoas perdendo o emprego. Já passamos de 10 milhões de pessoas desempregadas. Então, o comércio eletrônico é uma oportunidade, que possibilita, inclusive, que o empreendedor possa trabalhar de casa mesmo.

Rádio Cidade: Quais são os nichos de negócio que vendem mais na internet?
Fernando Ricci: Moda & Acessórios é a categoria que vende mais. Mas nós ensinamos no Ciclo MPE que é importante a pessoa encontrar um nicho de mercado para investir.

Rádio Cidade: O que o empreendedor deve observar para entrar neste mercado?
Fernando Ricci: Acho que o empreendedor deve apostar naquilo que ele gosta e que tem mais afinidade e planejar bastante. No Ciclo temos palestras sobre planejamento, ministrada pelo Sebrae, logística, com os Correios, além de plataformas, marketing, entre outras. Tudo para que a pessoa possa sair de lá com uma boa noção para abrir a loja virtual dela.

Rádio Cidade: Então, para finalizarmos, fala o local do evento e como se inscrever.
Fernando Ricci: O Ciclo MPE vai ser realizado no anfiteatro da Faculdade Anhanguera de Jundiaí, na Rua do Retiro, 3000, Jardim das Hortências, das 08h às 18h, no dia 24/05. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ciclo-mpe.net ou no dia do evento.

Rádio Cidade: Obrigado, Fernando. Nós parabenizamos pelo trabalho. Muito importante esse evento em tempos de crise para capacitar quem quer empreender.

 

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024