Veja Também

Notícias

publicado em 25/07/2016

Comércio eletrônico deve ficar atento às mudanças na entrega de encomendas durante as Olimpíadas e Paralimpíadas no RJ

Micro, Pequena e Média Empresa

De 05 a 21 de agosto e de 07 a 18 de setembro acontecem, respectivamente, na capital do Rio de Janeiro, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos – dois grandes eventos esportivos, que receberão atletas e turistas do mundo inteiro. Em função disso, a cidade terá diversas ruas interditadas ou com restrições de acesso, o que impactará na distribuição de encomendas, principalmente das compras efetuadas pela internet.

A fim de que as empresas virtuais possam estar preparadas para as mudanças previstas, o Comitê de Varejo Online da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico recebeu, no dia 07/07, a equipe dos Correios, que apresentou um conjunto de ações para tentar minimizar o impacto logístico de encomendas na capital carioca.

Segundo Ronaldo Takahashi, assessor da Vice-Presidência de Encomendas dos Correios, “nosso planejamento prevê um aumento da capacidade produtiva. Nossos centros de operação irão funcionar em horário estendido. Além disso, colocaremos mais veículos nas ruas para reforçar a entrega de encomendas, incluindo finais de semanas e feriado”.

Takahashi declara ainda, que basicamente toda a cidade do Rio será afetada durante o evento esportivo, mas ele destaca que as regiões central e sul sofrerão um pouco mais. “Nessas duas localidades, o acesso será totalmente fechado das 06 horas da manhã às 21 horas. Sendo assim, os Correios ajustarão os horários de suprimento de carga para os centros de entrega localizados nessas regiões para que a operação de entrega seja impactada o mínimo possível”, esclarece.

Estão previstos também ajustes na prestação dos serviços. Serão suspensas as postagens baseadas em serviços com horário limite de entrega, ou seja: SEDEX10, SEDEX 12 e SEDEX Hoje em todo o Brasil para entrega na região metropolitana do Rio de Janeiro, e dessa região para qualquer destino. Além disso, estarão suspensas a entrega e a coleta domiciliar de encomendas, malotes e demais objetos registrados nos endereços situados em torno das arenas e provas de rua no período em que estarão interditados. Clique aqui para conferir os logradouros que sofrerão interdição de acordo com o CEP: https://www.correios.com.br/avisosrio2016

O Plano de Contingência dos Correios está baseado no “Decreto das Olimpíadas” – Decreto Rio nº 41.867 (clique aqui para ler) e se inicia no dia 28/07.

Para o consultor do Comitê de Varejo Online da camara-e.net, Gerson Rolim, as orientações dos Correios são fundamentais para o planejamento das empresas virtuais, tantos as micros e pequenas, quanto as de médio e grande porte. “O comércio eletrônico lida com a expectativa do consumidor, que faz a compra remotamente e espera ansioso que o produto seja entregue em sua residência dentro do prazo informado. Por isso, é fundamental que as lojas virtuais comuniquem seus clientes sobre o prazo estendido e as restrições nas entregas no Rio de Janeiro, durante os jogos, para não haver reclamações”, orienta.

Consumidores

A população também deverá ficar atenta quanto aos prazos contingenciais dos serviços expressos (SEDEX, e-SEDEX, Malote e Remessa Expressa) destinados à região metropolitana do Rio de Janeiro, que terão dois dias úteis acrescidos aos seus respectivos prazos padrão.

Já os serviços não expressos (encomenda PAC, Remessa Econômica e Carta Registrada) contarão com três dias úteis de acréscimo em relação aos seus prazos originais. Todas as informações sobre encomendas durante o período de contingência poderão ser consultadas no site dos Correios (clique aqui e acesse http://www2.correios.com.br/sistemas/precosPrazos/).

 

Fonte: assessoria de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e. net)

 

 

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024