Veja Também

Notícias

publicado em 23/10/2016

Guarulhos recebe ciclo de palestras gratuitas sobre como abrir e operar uma loja virtual de sucesso

Micro, Pequena e Média Empresa

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ÁLBUM DE FOTOS.

Guarulhos, que integra a Região Metropolitana de São Paulo, foi a décima sexta cidade a receber o Ciclo MPE.net 2016. O evento aconteceu no auditório da Faculdade ENIAC, na quinta-feira, 20/10, e nem a chuva que começou a cair logo cedo desmotivou os participantes. Na plateia, mais de setenta empreendedores que já atuam ou que desejam ingressar no e-commerce assistiram a dez palestras sobre como planejar, abrir, operar e divulgar uma loja virtual de sucesso.

Promovido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), o Ciclo MPE 2016 tem o patrocínio máster do BNDES e dos Correios, e contou com os seguintes parceiros: Sebrae-SP, Xtech Commerce, Braspag, Mercado Livre, GS1 Brasil, Buscapé Company e All Integra.

Participaram da abertura do evento a gerente de vendas corporativas dos Correios, Katia Rodrigues Mendes; o técnico do BNDES, André Luís de Barros Lima; e o consultor do Sebrae Guarulhos, Eder Max, que destacaram o perfil empreendedor de Guarulhos, segunda cidade mais populosa de São Paulo e a 13ª maior economia do País.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo consultor do Sebrae-SP, Jairo Lobo Migues, que chamou a atenção dos participantes para a importância de se fazer um bom planejamento antes de abrir um e-commerce. Uma das dicas que o consultor deu foi pesquisar bem o nicho de mercado e evitar vender produtos que outras lojas, especialmente as de grande porte, já comercializam.

O representante dos Correios em Guarulhos foi Thiago Estevão Lopes, que falou sobre gestão do estoque, preparação da encomenda e logística. Ele também deu algumas pistas para o pequeno empresário desenvolver sua estratégia de preço. Conhecer todos os custos da empresa, ficar de olho na concorrência, definir o preço de venda e usar o frente grátis com moderação são algumas delas.

No período da manhã ainda houve mais três palestras: uma do BNDES, sobre como aumentar a chance de conseguir crédito para a pequena empresa; outra sobre os meios de pagamento na internet, ministrada por Alexsander Peguim, da Braspag (empresa do grupo Cielo); e como escolher a plataforma ideal para o seu e-commerce, conduzida pelo CEO da Xtech Commerce, Alfredo Soares.

A programação da tarde também foi intensa, com seminários sobre sistema de gestão integrada, ministrado por Allan Zeidler, da All Integra; padrões de identificação de produto, como código de barras, conduzido por Marcelo Sá, da GS1 Brasil, e como garantir o retorno do investimento (ROI), ministrado por Thiago Rotondo, do Buscapé Company.

Gueber Oliveira, analista de comunicação do Mercado Livre, apresentou as vantagens de um marketplace, plataformas virtuais onde a transação de compra e venda ocorre fora do site do vendedor. Funcionam como um shopping online, aberto 24 horas por dia, e onde os lojistas podem disponibilizar seus produtos, expor sua marca, aproveitar a integração com os meios de pagamento, entre outras vantagens.

Depois de planejar, abrir e aprender como operar a loja virtual, é hora de investir em divulgação. Estratégias de marketing digital para atrair e reter clientes foi o tema da palestra do consultor da camara-e.net, Elias Júnior, que deixou bem claro aos participantes a importância de estar nas redes sociais que têm a ver com o perfil do público do seu negócio.  O Ciclo MPE terminou no final do dia com o sorteio de um tablet entre os presentes.

Reportagem e fotos: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

 

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024