Veja Também

Notícias

publicado em 07/12/2016

Micros e pequenas empresas virtuais aprovam o Selo Black Friday Legal 2016 e comemoram sucesso da campanha

Micro, Pequena e Média Empresa

Micros e pequenas empresas virtuais que realizaram promoções usando o Selo Black Friday Legal 2016 comemoram o sucesso da campanha. “As vendas durante a Black Friday aumentaram muito. Só não faturamos mais porque já havíamos feito uma liquidação há pouco tempo, mas o número de visitas no site triplicou”, conta Gustavo Hanel, proprietário das Lojas Veneza, que vende artigos de casa, decoração e jardim. “O selo Black Friday Legal ajuda a trazer credibilidade para o site. Quando o cliente vê que concorrentes maiores que a nossa loja estão usando o selo e o nosso site também tem, eles se sentem seguros para realizar a compra”.

A proprietária da loja Lentes Webk, que comercializa acessórios oftalmológicos, Karoline Milani, também ficou satisfeita com a campanha. “Este ano, devido à crise, tivemos que dar descontos menores se comparados aos do ano passado, mas mesmo assim faturamos o dobro do que costumamos tirar em dias convencionais”, declarou.

Criado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em 2013 com o objetivo de desenvolver um ambiente de confiança e promover as boas práticas no e-commerce durante a principal data do varejo online, o programa Black Friday Legal recebeu mais de 500 inscrições e teve mais de 230 lojas virtuais aprovadas para usar o selo da campanha. Clique aqui e confira a relação.

O número foi menor do que a edição 2015 do programa já que houve novidades na inscrição. Até o ano passado, o Selo Black Friday Legal era emitido gratuitamente pela camara-e.net. Este ano, para participar, as lojas virtuais tiveram que aderir ao Movimento e-MPE, outro programa da entidade criado em 2014 para fortalecer as micros e pequenas empresas (MPEs). O valor do plano trimestral da adesão é de R$ 111,00. Saiba mais em: www.e-mpe.com

De acordo com o secretário-executivo da entidade, Fernando Ricci, os benefícios da adesão ao Movimento e-MPE vão além do Selo Black Friday Legal. “Depois da Black Friday, as lojas virtuais associadas ao Movimento e-MPE podem manter em seus sites o Selo Clique e-Valide, que confere a mesma credibilidade que o selo Black Friday Legal e mostra ao consumidor que aquela empresa passou pela análise de uma entidade reconhecida do setor e se comprometeu com as boas práticas do comércio eletrônico”, declarou.

Outros requisitos

Para receber o selo Black Friday Legal e o Clique e-Valide, as empresas virtuais assinaram o Código de Ética do programa, no qual se comprometeram, entre outros itens, a cumprir as regras da legislação brasileira e do Código de Defesa do Consumidor. Elas passaram, ainda, por um processo de avaliação feito pela entidade, que verifica se as lojas atendem aos requisitos da legislação brasileira e disponibilizam em seus sites informações como CNPJ e Razão Social ativos na Receita Federal, além de endereço físico e contatos eletrônicos. A camara-e.net também confere se a loja interessada não consta na lista de sites que devem ser evitados, divulgada pelo Procon-SP.

Vídeos informativos

Para a Black Friday, a camara-e.net também preparou uma série de vídeos explicativos que ajudou os lojistas a se prepararem melhor para as vendas. Os vídeos trazem dicas de especialistas do Sebrae-SP, Microsoft, Correios, Braspag e da própria camara-e.net sobre, respectivamente, planejamento do e-commerce para período de grande movimento, infraestrutura do site, logística, meios de pagamento na internet, marketing digital e aspectos legais do e-commerce e Código de Defesa do Consumidor.

Os vídeos estão disponíveis no canal da Câmara no Youtube e as dicas são válidas para qualquer período promocional, como por exemplo, o Natal. Para assistir, acesse: www.youtube.com/camaraenet

Fonte: Paloma Santos, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024