Veja Também

Notícias

publicado em 20/03/2017

Evento em Brasília reúne mais de 130 participantes, tem transmissão online e lançamento dos Correios para o e-commerce

Micro, Pequena e Média Empresa

CLIQUE AQUI E ACESSE O ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) realizou no dia 16/03, no auditório da Universidade Corporativa do Sebrae, em Brasília/DF, mais uma etapa do Ciclo MPE.net 2017, projeto que capacita micros, pequenos e médios empreendedores para atuar no e-commerce.

O evento contou com 134 participantes no local, além dos internautas que acompanharam as palestras pelo canal de YouTube da camara-e.net, transmitidas em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) pelas intérpretes Ana Oliveira e Kellayne Vilar.

José Furian Filho, vice-presidente de Logística dos Correios, Luís Afonso Bermúdez, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/DF e André Luís de Barros Lima, representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), participaram da mesa de abertura e destacaram a importância do projeto, que em 14 anos já capacitou mais de 66 mil pequenos empreendedores.

No evento, os Correios anunciaram o início da operação de e-fulfillment na capital federal, serviço que vai da armazenagem ao atendimento de pedidos e é destinado às empresas de do comércio eletrônico. O empresário Igor Ramon, da Kamaleão Color, participou da palestra do representante dos Correios, Helton Lucio da Silva Soares (foto abaixo), e falou sobre a experiência de ser a primeira loja virtual a armazenar os produtos de cosméticos no armazém de Brasília.

Dentre as diversas vantagens ofertadas, destacam-se o fornecimento gratuito de embalagens e preços mais baixos para os envios. A redução média no preço do frete é de 50% nas modalidades expressas e econômicas, na comparação com os preços ofertados nas tabelas em que a forma de pagamento é à vista.

O Ciclo MPE.net 2017 tem o patrocínio máster do BNDES, dos Correios e do Governo Federal, além do patrocínio das empresas Braspag, GS1 Brasil, Loja Integrada e Xtech Commerce, e do apoio do Sebrae, Mercado Livre e Internet Innovation.

Foto: A intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) Kellayne Vilar fazendo o sinal de Tecnologia durante transmissão ao vivo do Ciclo MPE para o canal de YouTube da camara-e.net

Palestras sobre e-commerce

Jader Nogueira, consultor do SEBRAE-DF, fez a primeira palestra do dia sobre planejamento de uma loja virtual de sucesso. Alfredo Soares, fundador e CEO da Xtech Commerce, deu dicas sobre como escolher a plataforma de e-commerce.

“Como aumentar a chance de conseguir crédito para investir na pequena empresa” foi o tema da palestra de André Luís de Barros Lima, representante do BNDES. Marcelo Sá (foto abaixo), executivo de negócios da GS1 Brasil, falou sobre padrões de identificação de produtos, que ajudam a evitar a troca de mercadorias vendidas no e-commerce.

O evento ainda contou com palestras sobre meios de pagamento para o e-commerce, apresentada pelo diretor comercial da Braspag, Luís Lima; estratégias de marketing digital, proferida pelo representante da Internet Innovation, Alex Moraes; e os benefícios de se associar ao Movimento e-MPE, conduzida pelo secretário executivo da camara-e.net, Fernando Ricci.

No último painel do dia chamado de Cases de Sucesso (foto abaixo), Francisco Alves, proprietário da loja virtual Casa das Artes, Gustavo Lima Ferreira, da Loja de Camping e Lucas Camargo, dono da Horti Mais, subiram ao palco para contar como é a experiência de vender pela internet. No encerramento do evento, a camara-e.net sorteou um tablet entre os presentes e a ganhadora foi Grazielle Ferreira Pinheiro.

Visita ao armazém logístico dos Correios

Na manhã de 6ª feira, 17/03, doze empresários que participaram do Ciclo MPE tiveram a oportunidade de conhecer o centro de armazenagem de Brasília, no SGVP, Guará. O local possui pé direito de 12 metros, 5 mil posições de palete e área de 10 mil m2. A operação e-fulfillment, que está em fase de piloto, já foi iniciada com a Kamaleão Color, uma MPE da capital federal. Outras empresas interessadas na solução já podem fazer seu cadastro em http://blog.correios.com.br/correioslog .

Repercussão na mídia

O Ciclo MPE.net foi destaque no jornal BOM DIA DF, da Rede Globo. O secretário executivo da camara-e.net, Fernando Ricci, deu entrevista ao vivo e falou sobre as oportunidades do comércio eletrônico em tempos de crise financeira e de desemprego.

Veículos impressos e portais de notícias também divulgaram o evento. Confira alguns deles:

LOG Web/Online – 16/03Correios reduz preço de frete e inicia operação de e-fulfillment em Brasília

E-Commerce News /Online – 15/03Alfredo Soares participa do Ciclo MPE em Brasília e ensina como escolher a plataforma ideal para o e-commerce

Segs /Online - 14/03/2017 - Cursos gratuitos tornam-se oportunidades em tempos de crise 

E-Commerce News - 09/03/2017 - Próxima etapa do Ciclo MPE.net será realizada em Brasília

 

CLIQUE AQUI E ACESSE O ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS DO EVENTO

Fonte: assessoria de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

 

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024