Veja Também

Notícias

publicado em 11/07/2017

Ilhéus recebe décima etapa do Ciclo MPE com auditório lotado

Micro, Pequena e Média Empresa

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO.

Com 481 anos de fundação, Ilhéus (BA) foi a décima cidade a receber o Ciclo MPE.net em 2017, evento realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) com o patrocínio máster do BNDES, dos Correios e do Governo Federal e o apoio do Sebrae. O evento aconteceu no dia 06/07, na Associação Comercial de Ilhéus, e foi conduzido pelo secretário executivo da camara-e.net, Fernando Ricci (foto abaixo).

Na abertura, o gerente dos Correios no Sul da Bahia, Pedro Esdras Nunes de Goes, destacou a importância do Ciclo MPE na capacitação de micros, pequenos e médios empreendedores, que podem aproveitar o potencial da internet para expandir a venda de produtos típicos da região. Michelangelo dos Santos Lima, gerente adjunto do Sebrae da Regional Ilhéus, reforçou a parceria de longa data com o Ciclo MPE, que leva informação de qualidade a quem pretende atuar no comércio eletrônico ou já tem um e-commerce e quer aperfeiçoá-lo. “O evento traz um conteúdo muito útil sobre o que o empresário precisa saber para ingressar ou se manter no mercado virtual”, afirmou.

A jovem empresária Jéssica Leite (foto abaixo), proprietária da Hora Hagá, participou do evento e conheceu ferramentas novas para gerir sua loja virtual de acessórios femininos produzidos por ela mesma. “Comecei a vender brincos, pulseiras, gargantilhas e outras peças para custear a faculdade de arquitetura. Em 2014, passei a usar o Instagram como canal de divulgação e venda e, como o número de pedidos cresceu, abri este ano minha loja online”, conta. “O desafio é integrar redes sociais e a loja virtual e o conteúdo adquirido aqui vai ajudar muito”, diz.

O Ciclo MPE é composto por sete seminários gratuitos sobre os três pilares do e-commerce: infraestrutura, operação e marketing. A primeira palestra, ministrada pelo consultor do Sebrae-BA, mostrou as etapas de um planejamento empresarial. Na sequência, Aneilson Rocha da Silva (foto abaixo), analista dos Correios, apresentou as soluções de logística voltadas para o micro e pequeno negócio, como o Cartão Correios Fácil, a Logística Reversa, o armazém e-fulfillment e o SigepWeb, sistema que facilita a gestão de encomendas.

“Como aumentar a chance de conseguir crédito para investir na pequena empresa” foi o tema da palestra de André Luís de Barros Lima (foto abaixo), representante do BNDES, enquanto Felipe Mello, sócio da Xtech Commerce, deu dicas de como escolher a plataforma ideal para cada tipo de negócio.

O evento contou ainda com palestras sobre meios de pagamento para o e-commerce, apresentada pelo COO da Vende Mais Club, Daniel Santos, e estratégias de marketing digital para alavancar as vendas, com o diretor da TO Online, Leonardo Ludovico Póvoa.

Repercussão na mídia

O Ciclo MPE.net foi destaque em diversos veículos de comunicação de Ilhéus. Confira abaixo (clique no título para conferir a reportagem direto no site da fonte).

29/06/2017 - Blog Sao Jose Noticias/Online - Moradores de Ilhéus e arredores terão curso gratuito de comércio eletrônico no dia 6/07 

 

30/06/2017 - Pimenta Blog/ Online - Entidade promove curso gratuito de comércio eletrônico em Ilhéus

 

30/06/2017 - ACI/Online - Moradores de Ilhéus e arredores terão curso gratuito de comércio eletrônico no dia 06/07

30/06/2017 - Blog Tempo Presente/Online - Moradores de Ilhéus terão curso gratuito de comércio eletrônico

03/07/2017 - TI Bahia / Online - Ciclo MPE Ihéus (BA) acontece no dia 06 de julho

04/07/2017 - TV Baiana Sul / Online - Entrevista do representante do Sebrae-BA sobre o evento Ciclo MPE.net

 

Reportagem e fotos: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

 

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024