Veja Também

Notícias

publicado em 21/11/2017

Guia da camara-e.net dá dicas para compra online de pacotes de viagem

Varejo Online

O mercado de turismo online no Brasil cresceu 73% entre 2012 e 2016. E até o final de 2018, o setor movimentará US$ 18 bilhões, segundo levantamento da empresa de consultoria eMarketer, colocando o país em 6º lugar no ranking mundial em vendas online de viagens, passagens aéreas e outros itens de turismo. Esse aumento se deve, de acordo com especialistas do setor, principalmente à maior oferta de serviços a venda pela internet e por outros dispositivos móveis, como tablets e smartphones, que permitem realizar a compra em qualquer lugar e ainda aproveitar vantagens oferecidas nas compras realizadas via app.

 “O consumidor está cada vez mais conectado e as empresas estão adaptando seus sites também para esses dispositivos móveis”, diz Gerson Rolim, diretor de comunicação e marketing da Câmara Brasileira Comércio Eletrônico (camara-e.net). “Junte-se a isso o fato de estar cada vez mais fácil planejar os destinos, escolher pacotes e aproveitar as promoções oferecidas pelas companhias aéreas e agências de turismo online”.

No entanto, Rolim aconselha o e-consumidor a conter o impulso consumista e pesquisar antes de comprar. “Toda essa facilidade pode levar o consumidor a não tomar os cuidados necessários no seu planejamento e acabar frustrando suas expectativas”, diz. Justamente para ajudar o turista online, o Comitê de Varejo Online da camara-e.net desenvolveu um guia com dicas que ajudam a planejar as férias online com cuidado. Veja as dicas a seguir:

  1. Tome cuidado com promoções muito tentadoras, pois “não existe almoço grátis”. Um valor muito baixo de um pacote pode significar mais dores de cabeça do que prazeres no final do dia.

  2. Observe cuidadosamente os links recebidos por e-mail antes de abri-los. Se possível, após receber a promoção, digite o endereço da operadora de turismo diretamente no navegador e então procure pela oferta mencionada.

  3. Verifique se o seu cartão de crédito possui benefícios de viagem como: seguros, isenção de taxas extras em função da anuidade, pontos acumulados em milhagens etc.

  4. Pesquise promoções disponíveis e compare preços, o que está incluído, condições de compra e utilização, duração, formas de pagamento, tipo de hospedagem, tipo de bilhete aéreo, restrições para troca de bilhete ou cancelamento de hospedagem, horário de voo, conexões e serviços.

  5. Cheque a idoneidade do site onde a compra será feita: consulte a situação cadastral da empresa no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e observe também informações como a razão social, CNPJ e se ela tem certificado digital válido.

  6. Pesquise sobre a reputação da loja virtual: o Procon atualiza constantemente uma lista com sites que devem ser evitados: (https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php). Consulte também sites de reclamação, fóruns de discussão e redes sociais para ver o que outros consumidores falam daquela empresa.

  7. Aproveite chats online e telefone de contato da loja para tirar todas as suas dúvidas antes de concluir a compra.

  8. Certifique-se de que a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais e financeiros. Essas páginas iniciam-se por https:// e o “ícone do cadeado” deve aparecer no canto superior ou inferior direito do navegador. Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador. Essa segurança vale tanto para compras realizadas pelo computador, quanto para dispositivos móveis.

  9. Observe todas as condições da compra antes de fechar o negócio: validade de promoções, condições de voos, vouchers de hospedagem, aluguel de veículo, condições de check in, seguros extras e serviços adicionais.

  10. Confirme sua hospedagem diretamente com o hotel antes de embarcar. Ligue, mande e-mail e peça o envio de e-mail de confirmação.

  11. Imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails e recibos de confirmação e de pagamento.

  12. Entre em contato com o site caso seja cobrado indevidamente. Se não for ressarcido, entre em contato com o cartão de crédito e, se necessário, procure o Procon ou o Juizado de Pequenas Causas.

Sobre a camara-e.net – Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações: www.camara-e.net.

Informações à imprensa:

Insight Comunicação – (11) 3284-6147 / (11) 97126-0435

Gisele Ribeiro – gisele.ribeiro@insightnet.com.br

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024