Informativo Camara-e.net - 01/setembro
Você está recebendo a newsletter da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico com informações
semanais relacionadas à Economia Digital no Brasil e no mundo.


Camara-e.net Móvel

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico está lançando, hoje, o projeto Camara-e.net Móvel, que disponibilizará notícias e informações voltadas para dispositivos móveis: celulares (WAP) e PDAs (HTML).

Parte do conteúdo do Informativo Camara-e.net já está disponível nos formatos acima.

Também será criado, no site da Camara-e.net, um índice de serviços móveis oferecidos por sócios e parceiros.

Nesse sentido, gostaríamos de convidá-lo a participar desta iniciativa enviando conteúdo, notícias e informações para divulgação ao nosso quadro associativo e imprensa.

Este é o o início da atuação da Camara-e.net nas discussões e fomento ao m-Commerce no Brasil, que também contará com a formação de um Comitê Especial, coordenado por Ricardo Menezes, diretor de criação da Invision.

Para mais informações escreva para info@camara-e.net. Participe!

 



Seminário sobre Comércio Eletrônico para MPME's em Goiânia será durante a Feira do Empreendedor, dia 18 de setembro.

Confira o VOL (Índice do Varejo Online) de abril e maio.

Comércio Eletrônico cresce 51% no primeiro semestre de 2004.

E-consulting divulga dados sobre a Economia Digital no Brasil.

Conheça a posição da AMI sobre Spam no Brasil.

Departamento de Comércio lança serviço para quem quer importar dos EUA.

Varejo tradicional cresce 9,33% no primeiro semestre de 2004, aponta pesquisa do IBGE.

TV digital no Brasil vai ser aberta e gratuita.





Como anda o desenvolvimento de sites e aplicações para dispositivos móveis?

O mundo móvel divide-se, hoje, entre duas principais tecnologias: a dos celulares e a dos handhelds.
Há uma terceira - combinando as duas anteriores - chamada smartphone. No mundo dos handhelds e dos smartphones, têm sido mais comumente desenvolvidas aplicações para o ambiente corporativo ou empresarial. Hoje, por exemplo, é comum ver garçons utilizando handhelds equipados com Wi-Fi.
Quanto a sites, essa é uma área praticamente virgem, ocupada hoje por nomes como Hotmail e Google, além de alguns bancos. Ainda são pouquíssimos os sites com versão para PDA.
Rapidamente, os celulares estão deixando para trás o WAP e permitindo o acesso a serviços e conteúdo mais sofisticados. Um bom exemplo disso é a migração dos sites de busca para a plataforma mobile.

Quem está fazendo isso, no Brasil?

Aqui, na Invision, a gente já vem oferecendo aos clientes soluções para handhelds há algum tempo, mas nem todo mundo está disposto a dar os primeiros passos nesse terreno.
Por outro lado, é impressionante o número de novas empresas especializadas nesse segmento mobile. Esta tendência deve aumentar ainda mais com a chegada das tecnologias de terceira geração.

Quantos usuários existem hoje e o que eles esperam desses serviços?

No Brasil existem, hoje, mais de 40 milhões usuários de comunicação móvel. Só no mês de junho último, 1.6 milhão de novos celulares entraram no mercado, sem contar o número crescente de usuários de Wi-Fi em notebooks e especialmente PDAs.
As tecnologias de terceira geração (como a Edge, já disponibilizada pela Claro e pela Tim), além do lançamentos de aparelhos mais sofisticados (como os celulares híbridos Wi-Fi/GSM) aumentam ainda mais as possibilidades de uso da telefonia móvel - e, por conseguinte, a exigência dos consumidores.
Atualmente, um ringtone, um MP3, alguns joguinhos e vídeos de baixa resolução bastam para abrir esse mercado. O avanço do 3G (disponível no Japão, no Reino Unido, nos Estados Unidos e, brevemente, no Brasil), dos aparelhos híbridos, ou mesmo, da tecnologia Edge, enriquecerá esse cardápio simplório com opções muito mais sofisticadas, como vídeos de alta definição, TV e até mesmo aplicações de vídeo-conferência.
Acho que ainda há muito terreno virgem a ser desbravado.

Como você vê a evolução do m-Commerce no Brasil e no mundo?

Hoje, o celular é bastante diferente daqueles PT550 de 10 anos atrás: é também câmera fotográfica, MP3 Player e PDA. Acrescentar a essas funcionalidades um digital wallet ou um cartão de crédito eletrônico é a tendência natural da evolução do celular enquanto utensílio intimamente relacionado com o nosso dia-a-dia.
O m-Commerce já é realidade no Japão e em parte da Europa, onde é possível comprar produtos em vending machines e abastecer o parquímetro ou o tanque de combustível, simplesmente usando o celular.
O m-Commerce entra em cena, quando falamos de efetuar transações (como micro-pagamentos) através de celulares. Por exemplo, uma operadora de cartões de crédito já anunciou que será possível comprar ingressos de cinema e teatro pelo celular. ainda no corrente ano.

Quais são os objetivos do comitê de m-Commerce da Câmara e-net?

Estimular a utilização das tecnologias que dão suporte ao m-Commerce e, paralelamente, o desenvolvimento do próprio m-Commerce, num grande caldeirão de idéias e troca de informações, reunindo fabricantes de software e hardware, operadoras de telefonia móvel, desenvolvedores de aplicações mobile/wireless, prestadores e usuários de serviços de comunicação móvel e, mais do que tudo, empresas com visão de um futuro que está para acontecer amanhã.


13 e 14/setembro
Foro Internet AHCIET 2004- Bávaro, República Dominicana

13 a 16/setembro
CNASI – Congresso Nacional de Auditoria de Sistemas e Segurança da Informação

14 a 16/setembro
Fórum Nacional de Comunicação Digital

13 a 17/setembro
I Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos

15 a 17/setembro
Kotra convida para rodada de negócios com empresas coreanas

18/setembro
Seminário Comércio Eletrônico para MPMEs - Goiânia

23/setembro
4º Seminário Nacional RCC - Tendências de Negócios com o Governo

Clique aqui e veja nossa agenda completa!




Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Camara-e.net
Rua Ferreira de Araújo, nº 221/conj. 42 – Pinheiros
São Paulo – SP - 05428-000 Tel: (11) 3026 –9111


Cancelar assinatura [x]