Informativo Camara-e.net - 16/junho
Você está recebendo a newsletter da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico com informações semanais relacionadas à Economia Digital no Brasil e no mundo.
Cartilha e-Consumidor

Tem sido excelente a repercussão sobre o lançamento da Cartilha do e-Consumidor, chamando a atenção da imprensa nacional, bem como o endosso de dezenas de sócios da Camara-e.net e empresas em geral.

Visando ampliar a difusão desta importante iniciativa, criamos o botão abaixo, que pode ser instalado em sites e lojas virtuais de todo o país.



Os interessados devem enviar um e-mail para info@camara-e.net, enviando razão social e URL da empresa, endereço, telefone e e-mail de seu representante, apenas para constar em nossos cadastros.

Nosso próximo passo será o lançamento de um selo de qualidade comercial emitido pela Camara-e.net, visando aumentar a relação de confiança entre loja virtual e e-consumidor. Mais detalhes sobre o assunto serão divulgados nas próximas edições.

É a Camara-e.net fortalecendo e promovendo o comércio eletrônico no Brasil!
 
Camara-e realiza reunião para a organização da delegação do e-Tail 2005, maior congresso/feira de negócios eletrônicos do mundo.
E-Consulting divulga resultados do varejo online em 2005.
A Fiesp, em parceria com o Fórum Nacional Permanente de Entidades Contra a Pirataria e com o Apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo convida para: O Brasil Contra a Pirataria - A Luta Continua.

Camara-e.net faz contribuições na reunião preparatória para a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação que aconteceu no Rio de Janeiro.

 

Entrevistamos esta semana, Marco Aurélio Brasil, coordenador do Sub-comitê de Relações de Consumo da Camara-e.net e advogado do MercadoLivre.com no Brasil e organizador da Cartilha do e-Consumidor.

1 - Como nasceu a Cartilha do e-Consumidor?
A idéia surgiu em uma das reuniões do Comitê Jurídico da Camara-e.net, em meados de 2004. Como o foco seria o consumidor, o trabalho de discussão e confecção do documento foi repassado ao Sub-Comitê de Relações de Consumo.

2 - Qual o seu objetivo principal?
O pricipal objetivo desta Cartilha é conscientizar a população, imprensa e órgãos de proteção ao consumidor que comprar pela internet é uma experiência amplamente positiva, cheia de comodidades e benesses, que é uma prática segura - talvez até mais que a utilização do comércio tradicional - mas que requer a tomada de algumas cautelas básicas. Essas cautelas não demandam um conhecimento aprofundado de computação, internet ou do que quer que seja. A esmagadora maioria dos casos de compras mal sucedidas pela internet contaram com a contribuição involuntária do próprio comprador, que foi incauto.

3 - Que resultados espera obter com esta iniciativa?
Fazendo barulho em torno da necessidade de se tomar essas cautelas, as pessoas vão comprar com maior segurança, vão comprar mais coisas e vão comprar outras vezes. Além disso, não poderão mais tarde alegar que desconheciam o que todo "homem médio" deveria saber.

Há também um outro resultado, indireto e que reputo extremamente salutar: uma cartilha como essa serve também como uma diretriz de "melhores práticas" para os players do e-commerce. A Camara-e.net já editou um excelente documento sobre melhores práticas, exclusivo para os varejistas on-line, mas na medida em que se verifica que a grande massa de consumidores exige cada vez mais dos fornecedores, eles terão que melhorar seus serviços, sob pena de morrerem à míngua.

4 - O que falta ser feito para melhor conscientizar o internauta e o consumidor sobre a economia digital?
Que os sites divulgassem a Cartilha já seria um ótimo começo. Vamos estudar uma forma de referir os sites que fazem divulgação dela com um selo de "Site amigo do e-consumidor". No mais, é extremamente importante que os associados - que têm interesse direto na conscientização a que você se referiu - se envolvam no dia-a-dia de nossa entidade. Outra medida que acho importante tomarmos: fazer barulho em torno das experiências positivas dos nossos consumidores.

A mídia gosta de noticiar a exceção, que é a má experiência, e formam-se, com isso, mitos de insegurança. Precisamos, portanto, individualmente quando for o caso e institucionalmente, como a Camara-e.net faz ao divulgar os números de crescimento do e-commerce, chamar a atenção das pessoas para as experiências positivas. Note que só mencionei coisas que a iniciativa privada pode fazer. Medidas públicas e atuação da imprensa devem ser trabalhadas também, mas se a iniciativa privada não der os pontapés iniciais, ninguém dará.

5 - Como está estruturada a Cartilha?
A Cartilha do e-Consumidor divide-se em duas sessões: "Comprando em uma loja virtual" e "Comprando em um site de compra e venda". Algumas dicas são comuns a ambas as sessões, mas há pontos específicos que são melhor detalhados separando-se os dois modelos. O linguajar é bem acessível e sem tecnicalidades.

conheça

10/maio a 19/julho
Direito Digital - Curso de Extensão Universitária

01 a 18/junho
Mundo Games - SENAC Lapa Tito - Exposições, Palestras e Oficinas

15 a 17/junho
CIAB 2005 - Congresso de Tecnologia para Instituições Financeiras

17/junho
Reunião para a organização da delegação do e-Tail (01 a 04/ago, Philadelphia/EUA), maior congresso/feira de negócios eletrônicos do mundo.

21 e 22/junho
Blusoft Brasil 2005, Blumenau, SC.

28/junho
Oficina Executiva de Usabilidade e Experiência do Usuário

29/junho a 01/julho
Congresso Anual de T.I. da FGV - EASESP - CATI 2005

Clique aqui e veja nossa agenda completa!



Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico • Camara-e.net
Rua Novo Horizonte nº 271 • Higienópolis
São Paulo • SP - 01244-020 Tel: (11) 3237 - 1102



Cancelar assinatura [x]