Informativo camara-e.net - 19/abril • 2007
Você está recebendo a newsletter da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico com informações semanais relacionadas à Economia Digital no Brasil e no mundo.

Reunião do MIS aborda seu relacionamento com a Imprensa

A reunião do Movimento Internet Segura (MIS) do mês de março abordou o relacionamento do Movimento com a imprensa. Um estudo realizado pela ML&A Comunicações, assessoria de imprensa do MIS e da camara-e.net, revelou que o nível de conhecimento dos jornalistas sobre a atuação do Movimento e a procura por seus porta-vozes como fontes sobre segurança na internet cresceram  significativamente  na comparação entre 2006 e 2007.

Entre os principais resultados do estudo destaca-se o fato de que o número de profissionais de imprensa que conhecem o Movimento aumentou 18 pontos percentuais de 2006 para 2007, saindo de 55% para 73% dos entrevistados. Além disso, em 2007 houve um crescimento do número de jornalistas que conhecem o MIS, mas não sabem exatamente o que ele faz. Em 2006, 7% dos entrevistados escolheram esta opção. Já em 2007, este número pulou para 22%. Estes números refletiram a queda no índice dos profissionais de imprensa que desconheciam totalmente o MIS. Em 2006 esta opção foi escolhida por 38% e em 2007 por apenas 5%.

Houve uma completa inversão no número de procuras dos jornalistas pelo MIS como fonte de informação. Em 2006, 69% dos entrevistados declararam nunca haver procurado o Movimento. Já em 2007, este índice foi de apenas 36%. Por outro lado, o índice de jornalistas que procuraram o Movimento uma, ou mais de uma vez, subiu de 31% em 2006 para 64% em 2007.

Este estudo mostra que a camara-e.net, com suas ações pontuais e a ajuda do MIS, está consolidando-se como a voz e a inteligência da economia digital no Brasil, já que a visão da entidade é que a Economia Digital será a base da geração de riquezas e do desenvolvimento sustentável das nações no século XXI.

Manuel Matos
Presidente

Participe da camara-e.net! Influencie o presente e o futuro dos negócios eletrônicos no Brasil!

 
Seminários sobre Comércio Eletrônico para Micro e Pequena Empresa chega ao Nordeste.
Camara-e.net apóia padrão de segurança em transações eletrônicas.
E-Consulting e camara-e.net divulgam o Índice do Varejo Online - VOL - do 1º Trimestre.
Índice B2BOL - Negócios pela web entre empresas movimentam R$ 133,4 bilhões no 1º tri.
4ª Encontro Nacional de Nota Fiscal Eletrônica em São Paulo.
 

Nosso entrevistado desta semana é Igor Rocha, Coordenador do Movimento Internet Segura - MIS da camara-e.net.

Igor Rocha - Serasa1) Qual é a importância da segurança para o desenvolvimento dos negócios eletrônicos?

A segurança não é somente importante. É fundamental. Sem ela simplesmente não é possível concretizar negócios e isso vale também para os negócios não-eletrônicos. Por exemplo, quando vamos comprar algo buscamos uma loja que nos pareça idônea, capaz de honrar com prazo e qualidade, que formalize um pedido ou contrato, ofereça garantias, etc. Essas práticas são tão comuns que as executamos automaticamente sem nos dar conta que estamos na verdade fazendo uma série de verificações de segurança.

2) Como o senhor vê a questão na atualidade?

O desafio na atualidade é criar na sociedade uma cultura de Segurança Digital. O uso de meios eletrônicos e em particular da Internet como plataforma de negócios é ainda recente, principalmente se considerarmos relativamente ao comércio tradicional. Por outro lado a própria tecnologia da informação funciona como um acelerador do processo de aculturamento da sociedade. Rumamos, portanto, a passos largos, para um tempo em que os negócios eletrônicos serão o lugar comum e as práticas de segurança necessárias serão usadas intuitivamente pelas pessoas tal como hoje elas o fazem quando compram em uma loja física.
 
3) O que deve ser feito para minimizarmos os riscos nos negócios eletrônicos?

Seguir algumas orientações simples já possibilitaria reduzir drasticamente os riscos nos negócios eletrônicos:

  • Manter o computador protegido com softwares atualizados (anti-vírus, firewall pessoal, etc.): isso evita a instalação de programas fraudulentos que roubam senhas e informações confidenciais;

  • Verificar se o site de comércio eletrônico aceita pagamento com cartão de crédito: isso sinaliza que o site possui recursos de segurança adequados para processar pagamentos;

  • Verificar se o site de comércio eletrônico apresenta um telefone de contato: na dúvida sobre a legitimidade do site não hesite em fazer um contato telefônico para buscar esclarecimentos;

  • Verificar se quando dados pessoais e números de cartão precisarem ser fornecidos o endereço da página começa com “https:” e aparece um cadeado na parte inferior da janela do navegador (clicando neste cadeado é possível conferir o Certificado Digital do site).

Convido a todos para visitar o site do MIS (http://www.internetsegura.org) que possui orientações mais detalhadas e a Central de Apoio ao Internauta com o esclarecimento das dúvidas mais freqüentes sobre a prática da Internet segura.

4) Qual a contribuição que o Movimento Internet Segura – MIS - pode dar a essas questões?
 
O MIS visa justamente contribuir com a formação da cultura de Segurança Digital na sociedade. Com nossas ações buscamos divulgar informações de maneira simples, objetiva e didática para que os usuários possam usufruir dos meios eletrônicos para a prática de negócios com total segurança. Neste sentido inclusive estamos em total sintonia com a estratégia da Camara-e.net de que “o pressuposto básico do desenvolvimento da Economia Digital é a identificação inequívoca das partes de um contrato, com segurança tecnológica, validade jurídica e uso universal.”

5) O que pretende fazer como coordenador do MIS?

Primeiramente dar continuidade aos trabalhos que vêm sendo executados pelo Movimento. O MIS possui uma dinâmica intensa, resultado da notoriedade que alcançou junto aos meios de comunicação e através destes à sociedade. Outro desafio da minha gestão é ampliar a participação das organizações comprometidas com a prática da Internet segura no Movimento. Para tanto estamos procurando tornar cada reunião do grupo em um encontro que produza subsídios que os participantes possam utilizar em suas atividades profissionais. Pessoalmente espero poder contribuir com minha experiência e conhecimento no domínio da Segurança Digital para que a mensagem do MIS seja cada vez mais conhecida e aplicada e que com isso o Movimento contribua ainda mais com o desenvolvimento dos negócios eletrônicos no Brasil.

Ofício Eletrônico
e-Brasil
parcerias
Locaweb

24/abril
Seminário Comércio Eletrônico para a Micro, Pequena e Média Empresa, Recife.

24/abril
Governança Corporativa e a Ética nos Negócios, São Paulo.

25 e 26/abril
4ª Encontro Nacional de Nota Fiscal Eletrônica, São Paulo.


25 e 26/abril
Treinamento: Ganhando produtividade com recursos avançados do Excel, São Paulo.

26/abril
Happy Hour da Inovação - Investimentos em inovação e riscos financeiros.

26/abril
Seminário Comércio Eletrônico para a Micro, Pequena e Média Empresa, Fortaleza.

Clique aqui e veja nossa agenda completa!



Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico • camara-e.net
Rua Bela Cintra nº
756 - Conj. 91 Consolação
São Paulo • SP -
01415-000 Tel: (11) 3237 - 1102


Cancelar assinatura [x]