Correios e Camara-e.net fazem road show para iniciar MPMEs no comércio eletrônico
O seminário, gratuito, mostra às pequenas empresas como ingressar no comércio eletrônico
O ciclo de seminários "Comércio Eletrônico para a Micro, Pequena e Média Empresa", realizado pela ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) e pela Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), está com a programação fechada para começar a temporada 2005, que terá seu início em São Paulo - SP, no dia 14 de setembro.
Esta é a segunda edição do evento, que percorreu doze cidades do Brasil em 2004 e percorrerá oito cidades neste ano. As palestras serão realizadas por representantes de Correios e Camara-e.net, além dos parceiros BuscaPé e Visanet.
A iniciativa tem como objetivo levar a empresários de todo o país uma visão estratégica sobre a importância dos negócios eletrônicos para o fortalecimento dos processos de gestão e dos negócios da pequena empresa. Nesse seminário também será apresentado o conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pelos Correios nas áreas de comércio eletrônico, logística, exportação e micro crédito.
Cid Torquato, diretor executivo da Camara-e.net, ressalta que “apenas 47% das MPMEs formais encontram-se informatizadas, segundo pesquisa do SEBRAE. Hoje, a cada dez companhias abertas no país, sete são fechadas antes de completar três anos. Isto acontece por que muitas pequenas empresas, que são a base de qualquer economia, ainda não sabem como informatizar seus processos e tornar as operações mais baratas. O ciclo de seminários vem em boa hora para ajudar essas empresas”.
O seminário também conta com o apoio de SEBRAE, Varig, B2B Magazine e Conaje (Confederação Nacional de Jovens Empresários).
*MPMEs – Micro, Pequena e Média Empresa - são estabelecimentos com até 99 empregados, que possuem registro junto aos órgãos oficiais credenciados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Sobre o seminário “Comércio Eletrônico para a Micro, Pequena e Média Empresa"
O ciclo de seminários "Comércio Eletrônico para a Micro, Pequena e Média Empresa, passará pelas cidades São Paulo, Campinas, Bauru, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e Belém. Além desta série de seminários, os Correios têm disponibilizado diversos recursos para as MPMEs, oferecendo ao setor condições de acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, especialmente à Internet.
Datas e Cidades por onde o seminário passará |
14 de setembro |
São Paulo (SP) |
15 de setembro |
Campinas (SP) |
27 de setembro |
Bauru (SP) |
28 de setembro |
Ribeirão Preto (SP) |
18 de outubro |
Rio de Janeiro (RJ) |
19 de outubro |
Belo Horizonte (MG) |
08 de novembro |
Florianópolis (SC) |
29 de novembro |
Belém (PA) |
Horário |
Palestra |
08h30 |
Credenciamento |
09h00 |
Abertura - Representante Local dos Correios |
09h10 |
O Comércio Eletrônico no Brasil e no Mundo - Camara-e.net |
09h45 |
Marketing e buscas na Internet - Buscapé |
10h20 |
Intervalo |
10h45 |
Pagamentos pela Internet - Visanet |
11h20 |
Comércio Eletrônico para a MPME e Caso de Sucesso |
12h00 |
Perguntas e Debate |
12h30 |
Encerramento |
Antonio de Paula Braquehais, chefe do departamento de negócios e operações na Internet, reforça a importância dos Correios no papel da inclusão das MPMEs dizendo que “com sua presença em todos os municípios do Brasil, sua operação logística em âmbito nacional e internacional e a infra-estrutura tecnológica e comercial, os Correios, em conjunto com seus parceiros, colocam uma solução completa de comércio eletrônico à disposição das MPMEs, e este ciclo de seminários é uma forma de levar esta solução para um maior número de empresas possível”.
Sobre a Camara-e.net
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, fundada em 07 de maio de 2001, é a principal entidade multi-setorial da Economia Digital no Brasil e América Latina, voltada ao comércio eletrônico como fator estratégico de desenvolvimento econômico na era do conhecimento. Sua missão é de atuar como um think tank, gerando e difundindo conhecimento de vanguarda, bem como defendendo posições de consenso frente aos principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais, relacionados ao fomento das tecnologias da informação. Somos a inteligência e voz da Economia Digital no Brasil. Os 160 sócios da entidade representam empresas líderes dos principais setores da economia brasileira e mundial. Entre as principais prioridades da Camara-e.net estão o incentivo à adoção de tecnologias de informação e comunicação pelas micro, pequena e média empresas, objetivando aumento de produtividade, a Nova Política Industrial e Política Nacional de TICs e Comércio Eletrônico, ampliação da capacidade produtiva da indústria de informática brasileira, crescimento do varejo on-line, Políticas anti-Fraudes e anti-SPAM..
Fontes
Cid Torquato – diretor executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) - Cid.torquato@camara-e.net
Antonio de Paula Braquehais, chefe do departamento de negócios e operações na Internet - braquehais@correios.com.br
|