Veja Também

Notícias

publicado em 23/02/2016

Evento realizado pela camara-e.net em Vitória (ES) recebe 185 participantes e ensina como abrir uma loja virtual

Micro, Pequena e Média Empresa

O cenário brasileiro pode até ser de recessão econômica, mas os 185 participantes do Ciclo MPE.net, evento gratuito promovido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), no dia 18/02, no auditório do Conselho Regional de Administração, na capital capixaba, descobriram que o e-commerce – comércio de produtos e serviços pela internet – continua em crescimento e pode ser uma boa oportunidade para empreender.

Em 2015, por exemplo, o setor faturou R$ 41,3 bilhões, aumento de 15% em relação a 2014, segundo dados da E-Bit. As oportunidades (e vantagens!) para quem pretende entrar neste setor são muitas, como apontaram os palestrantes das empresas e instituições parceiras da camara-e.net durante o evento: Correios, BNDES, Sebrae, Xtech Commerce, Pandora Digital e SuperPay.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS

Na abertura do Ciclo MPE em Vitória (foto acima), o diretor regional do Correios do Espírito Santo, Zildo dos Santos Miranda, e a representante do Sebrae-ES, Jéssika Gomes Tristão, deram as boas-vindas aos participantes e falaram sobre a importância da capacitação para o sucesso de uma empresa, seja ela física e online.

As especialistas Natália Bertussi e Letícia Bonatto (foto abaixo), representantes, respectivamente, do Sebrae Nacional e dos Correios-ES, apresentaram dados do comércio eletrônico no Brasil e no mundo e abordam o perfil do empresário do Espírito Santo, apontando alguns nichos de mercado interessantes para investir.

Alexandre Marquesi, CEO da Pandora Digital e professor da ESPM Retail Lab, mostrou algumas estratégias de utilização do omni-channel, tendência forte nos Estados Unidos que já conta com vários exemplos no País. A multicanaldade possibilita a integração de ferramentas e recursos físicos ao ambiente virtual (e vice-versa), a fim de facilitar, melhorar e impressionar a experiência de compra do consumidor. “A loja online pode, por exemplo, usar aplicativos de smartphone como serviço de atendimento ao cliente”, cita Marquesi.

Na sequência, Rogério Peres Gomes, da empresa SuperPay, do grupo Locaweb, explicou a importância de escolher e usar meios de pagamentos reconhecidos para as transações online.

Como aumentar a chance de conseguir crédito para investir no próprio negócio foi o tema da palestra de André Luís de Barros, do BNDES (foto abaixo), que falou sobre as vantagens do Cartão BNDES para as micros, pequenas e médias empresas. Com ele, as empresas com faturamento de até R$ 90 milhões podem financiar a compra de máquinas, equipamentos, computadores, móveis, motocicletas, softwares, entre outros 265 mil itens.

O evento contemplou ainda palestras sobre como utilizar o marketing digital para reter e atrair clientes, ministrada pelo consultor da camara-e.net, Elias Júnior; como escolher uma plataforma de e-commerce, conduzida por Alfredo Soares, da Xtech Commerce, e a apresentação do projeto Movimento e-MPE feita pela consultora da camara-e.net Aline Peixoto.

Cases regionais, sorteios e oficinas

Elias Júnior, que moderou todas as palestras do evento, convidou dois empresários locais para contar suas experiências com o comércio eletrônico. Patrícia Porto Talayer, da Butique Bella, vende acessórios e artigos de sex shop há quatro anos pela internet e inaugurou recentemente uma loja física. O empresário Francisco Vieira, da Click Mobile, também relatou seus erros e acertos com a loja virtual.

No final do evento, a camara-e.net sorteou um tablet entre os presentes e a sortuda da vez foi Vanda da Penha Diniz (foto abaixo), da loja Palpites Para Mulheres, de Vila Velha.

Na manhã do dia seguinte, a entidade realizou na sede do Sebrae-ES uma oficina para 33 participantes do Ciclo MPE.net,  com o objetivo de mostrar na prática a estrutura de uma loja virtual. Os palestrantes do Sebrae, Correios e camara-e.net tiraram as dúvidas dos presentes sobre a ferramenta Canvas, os sistemas de preço e peso dos Correios e a implantação de um e-commerce.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS

Divulgação – TV e rádio

Percebendo a relevância do e-commerce para a economia brasileira e o potencial das micros, pequenas e médias empresas, os veículos de comunicação do Espírito Santo fizeram reportagens com alguns palestrantes do Ciclo MPE e com empresários locais. Confira:

TV Tribuna (afiliada do SBT) – reportagem “Boa ideia de negócio” fala sobre as vantagens de uma loja virtual. Entrevista com a especialista do Sebrae-ES, Renata Braga,  e o empresário de Vila Velha, Paulo Freire, proprietário da loja virtual Little Rock, associado ao Movimento e-MPE da camara-e.net. Clique aqui e confira.

TV Gazeta (afiliada da Globo) – entrevista com empresário local Luciano Billota, proprietário da loja virtual Usina dos Kits, que vende kits de plastimodelismo importados, e com o consultor de marketing digital da camara-e.net, Elias Júnior. Clique aqui e confira.

REDE TV – matéria sobre empreendedorismo digital exibida na 2ª feira à noite (15/02). Entrevistas feitas com a especialista do Sebrae-ES, Renata Braga,  e com a empresária de Vitória, Marisa Yassuko Okuhara, proprietária da loja virtual Aromalândia, associada do Movimento e-MPE da camara-e.net.

Rádio Gazeta de Vitória – entrevista com o secretário executivo da camara-e.net, Fernando Ricci, sobre o Ciclo MPE. Clique aqui e confira. 

Fotos e reportagens: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net) 

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024