Veja Também

Notícias

publicado em 08/03/2016

Camara-e.net promove capacitação para mais de 130 empreendedores em Florianópolis

Micro, Pequena e Média Empresa

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO.

Nem a chuva insistente que caía na manhã do dia 03/03 em Florianópolis (SC) desmotivou os moradores da região interessados em abrir um e-commerce. Cerca de 13O micros e pequenos empresários participaram do Ciclo MPE.net, evento realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) no auditório do Sebrae-SC, no bairro João Paulo.

O dia foi repleto de palestras gratuitas sobre os três pilares de uma loja virtual – infraestrutura, operação e marketing –, todas ministradas por especialistas de empresas associadas à camara-e.net: Correios, Sebrae, BNDES, Systax, SuperPay e Xtech Commerce.

Participaram da mesa de abertura do Ciclo MPE em Florianópolis representantes regionais do Sebrae-SC e dos Correios-SC. Fabio Rodrigues (foto abaixo), da Systax, explicou as recentes alterações na legislação tributária brasileira e os impactos das novas regras para o e-commerce no que se refere ao recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Com atenção especial às empresas optantes pelo Simples, Rodrigues destacou a liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal e que desobriga, pelo menos por enquanto, as micros, pequenas e médias empresas a fazer a divisão do imposto entre os Estados de origem e de destino da mercadoria comprada pelo consumidor virtual.

“A palestra foi muito boa. Mesmo se eu estivesse totalmente gagá, com a apresentação do Fabio Rodrigues eu entenderia tudo sobre esta sandice do Convênio 93. Foi a melhor explicação sobre o ICMS do e-commerce que já vi”, opinou Felipe Souto, proprietário da loja virtual Maxibel.

Marcos Fantazzini Lima, consultor do Sebrae-SC, detalhou a ferramenta Canvas, muito útil para o planejamento de uma empresa, e destacou como um dos grandes desafios do empreendedorismo em 2016 será conquistar e manter clientes.

Edir Goulart de Souza Miranda, analista dos Correios-SC (foto abaixo), falou sobre o fluxo logístico de uma operação virtual e os cuidados que os empresários devem ter em relação à embalagem da mercadoria a ser enviada, ao controle do estoque, à logística reversa, entre outros aspectos. Ele também apresentou as soluções e ferramentas dos Correios para as micros e pequenas empresas que atuam no comércio eletrônico, como o Cartão Correios Fácil e o calculador remoto de preços e prazos.

Quem está em busca de crédito para investir no próprio negócio pôde conhecer as oportunidades que Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferece especialmente às micros, pequenas e médias empresas. André Luís de Barros Lima, representante do BNDES, deu dicas interessantes sobre como aumentar a chance de conseguir crédito. Já Rogério Peres Gomes, da empresa SuperPay, do grupo Locaweb, abordou a importância dos meios de pagamentos para as transações online.

O evento contemplou ainda seminários sobre como utilizar o marketing digital para atrair e reter clientes, ministrada pelo consultor da camara-e.net, Elias Júnior; como escolher a plataforma ideal para o seu modelo e segmento de e-commerce, conduzida por Alfredo Soares, da Xtech Commerce, e a apresentação do projeto Movimento e-MPE feita pela consultora da camara-e.net Aline Peixoto.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO.

Cases regionais, sorteios e oficinas

Elias Júnior, que moderou todas as palestras do evento, convidou dois empresários locais para contar suas experiências com o comércio eletrônico. Marcelo José da Silva, proprietário da loja de calçados Elza, tradicional em Florianópolis, falou sobre os desafios e as diferenças de operar loja física e loja online simultaneamente, e destacou a importância da capacitação para o crescimento do empresário e, consequentemente, do e-commerce. Felipe Souto, da Maxibel, também contou algumas das lições aprendidas durante nove anos vendendo pela internet móveis, equipamentos e acessórios para estética e salão de beleza.

No final do evento, a camara-e.net sorteou um tablet entre os presentes e a ganhadora foi Amanaice Ribeiro.

Na manhã do dia seguinte, a entidade realizou na sede do Sebrae-SC uma oficina para 45 participantes do Ciclo MPE.net, com o objetivo de mostrar na prática a estrutura de uma loja virtual. Os palestrantes do Sebrae, Correios e camara-e.net tiraram as dúvidas dos presentes sobre ferramenta Canvas, sobre os sistemas de preço e peso dos Correios e a implantação de um e-commerce.

Divulgação – TV e sites

Percebendo a relevância do e-commerce para a economia brasileira e o potencial das micros, pequenas e médias empresas, os veículos de comunicação de Santa Catarina destacaram o tema. Confira:

TV BAND – O consultor de marketing digital da camara-e.net, Elias Júnior, participou do programa OLHARES, transmitido ao vivo pela emissora no dia 02/03. A entrevista abordou as vantagens do comércio eletrônico, os requisitos para abrir uma loja virtual e também contou com a participação da jovem empresária Krislaine Kuchenbecker, proprietária da loja virtual Meu Avental e participante do Ciclo MPE.net. Clique aqui e confira.

Os sites Floripa News, Economia SC e Portal da Ilha também trouxeram matérias sobre o Ciclo MPE.net.

Fotos e reportagem: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024