Veja Também

Notícias

publicado em 20/04/2016

Camara-e.net capacita micros e pequenos empresários do Rio de Janeiro para atuar no e-commerce

Micro, Pequena e Média Empresa

CLIQUE AQUI E CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS DO CICLO MPE DO RIO DE JANEIRO

A Cidade Maravilhosa recebeu na quinta-feira, 14/04, mais uma etapa do Ciclo MPE.net, evento realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) com o intuito de capacitar micros, pequenos e médios empresários virtuais para atuar no e-commerce.

Composto por nove palestras gratuitas que ensinam como planejar, abrir, administrar e divulgar uma loja virtual, o Ciclo atraiu 100 participantes no Teatro Lamartine Babo, no centro da capital fluminense, e contou com a expertise de especialistas das empresas associadas à camara-e.net: Correios e BNDES (ambos patrocinadores máster), Sebrae-RJ, Loja Integrada, Soluti e Goomark, além da própria camara-e.net.

Na abertura do evento, o gerente de encomendas dos Correios da macrorregião do Rio de Janeiro, Marcello Ganim Vasconcellos, saudou aos participantes e destacou a parceria de longa data dos Correios com a camara-e.net. “Nós acreditamos na evolução do Ciclo MPE que está na 13ª edição e queremos estar com os empresários que estão começando agora no e-commerce e de quem já atua na área”, disse Vasconcellos.

A representante do Sebrae-RJ, Raquel Abrantes (foto acima), também deu as boas-vindas aos participantes e ministrou a primeira palestra do dia, falando sobre a importância de se fazer um bom planejamento antes de abrir qualquer empresa. “Conhecimento nunca é demais e a fase inicial de qualquer empresa deve ser ainda mais cuidadosa para se evitar ao máximo possível erros e até o fechamento do negócio”, declarou.

Bruno Schmidt de Medeiros (foto abaixo), gerente de atividade e vendas corporativas dos Correios-RJ, deu um panorama geral sobre a logística no comércio eletrônico e explicou não só a importância do tipo certo de embalagem para cada produto como também o serviço de logística reversa, que consiste em um serviço de remessa de documentos e mercadorias em devolução, sem ônus ao remetente, para serem entregues exclusivamente no endereço indicado pelo cliente.

Na sequência, Adriano Caetano, diretor da Loja Integrada, explicou sobre os tipos de plataformas existentes no mundo virtual e o que o empresário deve observar ao escolher o modelo para seu e-commerce. André Luís de Barros Lima, do BNDES, listou algumas dicas de como o empreendedor, seja ele micro, pequeno ou médio, pode aumentar a chance de conseguir crédito para investir no próprio negócio e citou as principais vantagens do Cartão BNDES, destinado a empresas com faturamento de até R$ 90 milhões.

“Como estruturar um funil de vendas matador com o inbound marketing” foi o tema da palestra de Luis Felipe Cota, da Goomark, enquanto Adria Sâmia da Silva Pretinho, da Soluti, abordou as vantagens do certificado digital nas vendas online, recurso que aumenta a segurança das transações eletrônica. Por falar em segurança, Alfredo Soares, empreendedor digital, apresentou o universo dos meios de pagamento na internet.

Elias Júnior, consultor da camara-e.net, mostrou como o marketing digital é um indispensável recurso para atrair e reter clientes na internet. Ele também chamou ao palco sete empreendedores digitais do Rio de Janeiro, que contaram as lições aprendidas no e-commerce: vantagens, desafios, dificuldades e acertos na missão de vender pela internet.

Na manhã do dia seguinte, das 09h às 13h, a camara-e.net realizou, no auditório do Sebrae-RJ, uma oficina sobre e-commerce. Elias Júnior mostrou, na prática, a partir de duas plataformas digitais, como abrir uma loja virtual. Já a especialista do Sebrae-RJ, Amanda Alexandre, falou sobre planejamento e Canvas, e as colaboradoras dos Correios-RJ, Carmen Lúcia Lemos e Márcia Cristina Santos da Fonseca, explicaram o que são e para que servem duas soluções logísticas dos Correios: a logística reversa, uma ferramenta de apoio muito utilizada no pós-venda de uma loja virtual, e o SIGEP WEB, utilizado para gerir as postagens de encomendas.

 

Repercussão na mídia

Em tempos de crise econômica, o comércio eletrônico tem sido uma boa alternativa de renda para muitos brasileiros. A camara-e.net vem divulgando algumas histórias de sucesso e despertando o interesse da mídia.

No Ciclo MPE.net do Rio de Janeiro, a equipe da Rio TV Câmara, da Câmara Municipal, esteve no evento e entrevistou o consultor da camara-e.net, Elias Júnior, e o diretor da Loja Integrada, Adriano Caetano, sobre as oportunidades do e-commerce para quem quer driblar a crise.

Clique aqui para conferir a reportagem completa ou clique no vídeo abaixo:

O programa Conexão Futura, do Canal Futura, foi outra emissora que se interessou pelo tema e convidou o presidente da camara-e.net, Ludovino Lopes, para participar de uma entrevista de estúdio a fim de abordar os diversos aspectos das vendas online. Nossa entidade também sugeriu para a produção do programa entrevistar um empresário que já atua na internet e indicou a empreendedora Karen Neves, da loja virtual Zen Animal. O programa, de 26 minutos, será exibido no dia 22/04, mas já está disponível no YouTube.

Confira abaixo:

 Fonte: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicaca@camara-e.net)

 

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024