Veja Também

Notícias

publicado em 20/05/2016

Camara-e.net concede entrevista para a Rádio Cidade de Jundiaí para divulgar o Ciclo MPE.net

Recentes

28

SET

publicado 28/09/2017
Iniciativa da camara-e.net oferece 150 vagas a interessados em vender produtos e serviços pela internet

31

AGO

publicado 31/08/2017
Maceió (AL) recebe curso gratuito sobre como abrir uma loja virtual de sucesso

30

AGO

publicado 30/08/2017
Micro, Pequena e Média Empresa

O secretário executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Fernando Ricci, concedeu entrevista ao vivo para a Rádio Cidade AM 730 de Jundiaí, no dia 19/05, para divulgar o Ciclo MPE.net.

Foram sete minutos de entrevista ao apresentador Paulinho. Confira abaixo ou clique aqui para ouvi-la:

Rádio Cidade: Como será este evento?
Fernando Ricci: O Ciclo MPE acontece há 13 anos em 20 cidades brasileiras e já capacitou mais de 60 mil pessoas. É um dia todo de palestras que mostram como entrar no mercado virtual e começar a vender pela internet.

Rádio Cidade: Aqui no Brasil, segmento de e-commerce continua crescendo mesmo com a crise?
Fernando Ricci: Sim. Até o ano passado, nós estávamos crescendo em dois dígitos, um crescimento de 15% ao ano. Para 2016, a estimativa é crescer 8%.

Rádio Cidade: Quer dizer, são números importantíssimos, não é?
Fernando Ricci: Com certeza. É só observar: o PIB está diminuindo, os negócios estão parados, o desemprego está alto, mas o comércio eletrônico ainda cresce.

Rádio Cidade: Você falou que o evento acontece há 13 anos, ou seja, desde o início do comércio eletrônico?
Fernando Ricci: Praticamente, Paulinho. O comércio eletrônico no Brasil tem 20 anos, mas se popularizou recentemente.

Rádio Cidade: Anos atrás as pessoas tinham receio de comprar pela internet, mas hoje fazer compras online já está incutido no dia a dia das pessoas, não é?
Fernando Ricci: É verdade. Hoje esse medo já não existe mais, pois a segurança é alta. A própria camara-e.net tem um selo de confiança para lojas online, então, cada vez mais vai se diluindo o medo. Sem falar que é muito mais fácil comprar pela internet. Você tem praticamente um shopping na sua frente.

Rádio Cidade: E quem pode participar do evento?
Fernando Ricci: O Ciclo MPE é voltado para, basicamente, três públicos: desempregados que queiram entrar no comércio eletrônico, pessoas que já possuem loja física e querem expandir os negócios para outros Estados ou países, e aqueles que já têm loja virtual, mas precisam buscar mais informações. São oito palestras sobre os três pilares do e-commerce: infraestrutura, operação e marketing.

Rádio Cidade: A gente costuma dizer que é na crise que se cria. Então, pessoas criativas podem descobrir um nicho de mercado e, de repente, abrir uma loja virtual.
Fernando Ricci: Sim, é uma oportunidade de emprego. O Brasil vive uma crise, com muitas pessoas perdendo o emprego. Já passamos de 10 milhões de pessoas desempregadas. Então, o comércio eletrônico é uma oportunidade, que possibilita, inclusive, que o empreendedor possa trabalhar de casa mesmo.

Rádio Cidade: Quais são os nichos de negócio que vendem mais na internet?
Fernando Ricci: Moda & Acessórios é a categoria que vende mais. Mas nós ensinamos no Ciclo MPE que é importante a pessoa encontrar um nicho de mercado para investir.

Rádio Cidade: O que o empreendedor deve observar para entrar neste mercado?
Fernando Ricci: Acho que o empreendedor deve apostar naquilo que ele gosta e que tem mais afinidade e planejar bastante. No Ciclo temos palestras sobre planejamento, ministrada pelo Sebrae, logística, com os Correios, além de plataformas, marketing, entre outras. Tudo para que a pessoa possa sair de lá com uma boa noção para abrir a loja virtual dela.

Rádio Cidade: Então, para finalizarmos, fala o local do evento e como se inscrever.
Fernando Ricci: O Ciclo MPE vai ser realizado no anfiteatro da Faculdade Anhanguera de Jundiaí, na Rua do Retiro, 3000, Jardim das Hortências, das 08h às 18h, no dia 24/05. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ciclo-mpe.net ou no dia do evento.

Rádio Cidade: Obrigado, Fernando. Nós parabenizamos pelo trabalho. Muito importante esse evento em tempos de crise para capacitar quem quer empreender.

 

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Internet Segura
Detonaweb
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Higienópolis Offices Tower - Av. Angélica, 2.503 – 5° andar, sala 56, 01227-200 – Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2013