Veja Também

Notícias

publicado em 30/05/2016

Empreendedores de Jundiaí se capacitam para vender online e driblar a crise econômica

Recentes

28

SET

publicado 28/09/2017
Iniciativa da camara-e.net oferece 150 vagas a interessados em vender produtos e serviços pela internet

31

AGO

publicado 31/08/2017
Maceió (AL) recebe curso gratuito sobre como abrir uma loja virtual de sucesso

30

AGO

publicado 30/08/2017
Micro, Pequena e Média Empresa

Clique aqui e acesse o álbum de fotos.

Distante apenas 57 quilômetros da capital paulista, Jundiaí recebeu, no dia 24 de maio, o Ciclo MPE.net, série de palestras gratuitas promovida pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) com o objetivo de capacitar empreendedores para atuar no e-commerce.

Realizado no anfiteatro da Faculdade Anhanguera com o patrocínio máster do BNDES e do Correios, além do apoio de instituições parceiras da camara-e.net, como Sebrae, Xtech Commerce, Mercado Pago, Mercado Livre, Systax e Pandora Digital, o evento atraiu 105 participantes, que acompanharam nove palestras sobre os três pilares de uma loja virtual: infraestrutura, operação e marketing.

gerente da região de vendas dos Correios de Campinas, Reginaldo Venâncio de Godoy, e a representante do Sebrae Nacional, Natália Bertussi, deram as boas vindas aos participantes e reforçaram a importância da capacitação para o futuro dos negócios. Jairo Lobo Migues, especialista do Sebrae-SP, destacou aquela que, segundo ele, é a etapa primordial da abertura de qualquer empresa: o planejamento.

Na sequência, Simone Bissoli Dalmazo, dos Correios, apresentou as soluções logísticas voltadas para as micros e pequenas empresas e o que cada uma delas oferece de vantagem. Uma das ferramentas é o Sigep Web, que possibilita ao varejista gerenciar e preparar suas postagens de forma mais eficiente, rápida e segura.

Alfredo Soares, da Xtech Commerce, citou e explicou dez requisitos que todo empresário precisa avaliar antes de optar por uma plataforma digital, entre eles, se a plataforma possui integração com as redes sociais e diversos meios de pagamento e se dispõe de um bom canal de suporte.

Já o técnico do BNDES, André Luis de Barros Lima, esclareceu, entre outros pontos, o que um banco procura saber para emprestar dinheiro para uma empresa. Por exemplo, se a empresa é administrada com planejamento, se mantém as contas e a contabilidade em dia e se tem faturamento suficiente para manter o negócio e ainda pagar o financimento. “É importante compreender que o empréstimo bancário é uma relação de confiança. Ninguém vende fiado para um desconhecido e é isso que o  empresário deve ter em mente quando for conversar com o gerente”, declarou Lima.

O Ciclo de Jundiaí contou também com as palestras de Leandro Soares, diretor de marketplace do Mercado Livre, e de Fabio Rodrigues, analista da Systax, que falaram, respectivamente, sobre inovações e os desafios tributários do e-commerce. Ainda no campo da inovação, Alexandre Marquesi, professor da ESPM Retail Lab., citou estratégias de omnichannel que as lojas virtuais podem empregar para alavancar as vendas. Segundo ele, dois aspectos essenciais no processo são “fazer negócio” e a [boa] experiência de compra do consumidor.

Thiago Vicente, do MercadoPago, e Elias Júnior, consultor da camara-e.net, ministraram palestras sobre os benefícios de escolher parceiros confiáveis como meios de pagamento do seu e-commerce e como usar o marketing digital para atrair e reter clientes.

Quem se enriqueceu com o conteúdo ministrado durante oito horas de capacitação presencial ainda concorreu a brinde. O sortudo de Jundiaí foi Marcus Vinícius Prata, que levou para casa um tablet.

Para finalizar o dia de aprendizado, a camara-e.net realizou uma oficina prática sobre e-commerce das 18h30 às 20h, com a participação dos Correios  e do consultor Elias Júnior.

Repercussão na mídia

A TV Tem, afiliada da Globo em Jundiaí e região, deu nota sobre o Ciclo MPE na véspera do evento e no jornal da manhã. Além disso, a equipe de reportagem da emissora esteve no evento e entrevistou o secretário executivo da camara-e.net, Fernando Ricci, que falou como o comércio eletrônico tem sido uma oportunidade para muitos empreendedores que buscam fugir da crise.

Ricci também foi entrevista pelo jornalismo da Rádio Cidado (730 AM), ao vivo, no dia 19/05.

Reportagem e fotos: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Internet Segura
Detonaweb
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2013