Veja Também

Notícias

publicado em 23/08/2016

TV Liberal: O crescimento do e-commerce na região do Pará foi destaque na Globo

News

A TV Liberal, afiliada da Globo na região de Belém (PA), exibiu, no último dia 19, uma reportagem sobre o crescimento do e-commerce na região norte do País e falou sobre como o setor pode ser uma alternativa à crise econômica. Confira abaixo:

As xícaras são personalizadas, as camisas também. São o carro-chefe das vendas e ainda tem os quadros decorativos, tudo com a cara do Pará. As imagens são produções do fotógrafo Rodrigo e de uma arquiteta sócia dele. Todas as peças estão em uma loja virtual, criada há apenas cinco meses. Além do site, a loja funciona também em duas importantes redes sociais.

“No começo, uma loja requer muito investimento. Por sorte, a gente está conseguindo ter essa margem de lucro que é suficiente para continuar crescendo cada vez mais”, conta o empreendedor Rodrigo Bastos (foto abaixo).

O comércio eletrônico (ou e-commerce) é um dos segmentos que mais cresce no país. De 2014 pra 2015, cresceu 15%. Muita gente investindo nesse setor, principalmente aqui em Belém, mas pra começar é preciso ter planejamento.

Rodrigo conta que levou oito meses para que a loja fosse aberta, precisou estudar a identidade e o nome da marca. Foi necessário se registrar como micro empreendedor individual e se regularizar junto à receita federal para poder emitir nota fiscal.

Ele e a sócia fizeram cursos para entender mais desse universo do comércio na internet e, claro, analisaram os custos. “Nós pensamos, planejamos, construímos e no início deste ano nós conseguimos colocar a ideia no papel e transformá-la em loja online, estudando o mercado e todos os processos que nós precisaríamos passar; toda a burocracia que precisaríamos entregar para poder dar certo”.

Segundo Elias Júnior, especialista em marketing digital, o investimento é bem menor que de uma loja física, mas é imprescindível conhecer as ferramentas e pesquisar as mídias sociais mais adequadas para atrair o público, as opções de anúncios nas plataformas virtuais e investir em marketing de relacionamento para não perder o foco no cliente.

“Nós escolhemos uma plataforma para venda, escolhemos ferramentas e ações em cima daquela verba que foi disponibilizada para atrair e reter o seu público através do marketing digital”, garante Júnior.

Desafio que muitos empreendedores estão começando a enfrentar na região norte. Dados recentes de uma plataforma de dados online mostram a evolução do segmento no Pará e na capital. Esse ano já são 60 lojas paraenses funcionando. No mesmo período do ano passado, havia apenas 15. Na capital existem 40 lojas virtuais, antes eram apenas 9. Um crescimento de 344%.

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) organiza em todo país eventos de capacitação e ciclos de palestras para quem pretende criar uma loja virtual, e Belém passou a fazer parte do roteiro.

“Daqui sairão boas ideias, bons produtos e em breve, quem sabe, a gente não estará recebendo as coisas que são geradas aqui em Belém, em todo Brasil?”, comenta Aline Peixoto (foto abaixo), consultora da entidade.

O vídeo completo você assiste aqui: http://g1.globo.com/pa/para/bom-dia-para/videos/t/edicoes/v/quadro-como-faz-e-dedicado-para-quem-esta-pensando-em-entrar-no-comercio-eletronico/5246687/

Fonte: G1

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024