Veja Também

Notícias

publicado em 30/12/2014

Retrospectiva Camara-e.net 2014: caminhando para um futuro cada vez mais digital

News

2014 foi um ano muito intenso e de muitas emoções, marcado pelos eventos da Copa do Mundo de futebol e pelas eleições presidenciais, mas nem por isso deixou de ser um ano de realizações, de muito trabalho e conquistas para o setor da economia digital.

Apesar da retração da economia brasileira, o e-commerce e a economia digital continuaram crescendo e entregaram ao cidadão e ao consumidor cada vez mais produtos e serviços de melhor qualidade.

Para a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) o ano também foi de muito esforço e realizações.

Confira abaixo alguns destaques.

 

1. Ciclo MPE.net

Cerca de quatro mil participantes de 21 cidades brasileiras foram capacitadas para atuar no comércio eletrônico com os seminários de comércio eletrônico promovidos pelo CICLO MPE.NET. A iniciativa, que completou a 11ª edição, já atingiu mais de 62 mil pessoas nas cinco regiões do País.


2. Lançamento do Movimento e-MPE

Trata-se de um projeto do Comitê de MPE da camara-e.net para apoiar e incentivar os micros, pequenos e médias empresários do comércio eletrônico a crescer com sustentabilidade, seguindo as boas práticas do e-commerce. Como benefícios, as empresas associadas ao MOVIMENTO E-MPE têm acesso ao selo digital Clique e-Valide e ao Kit de Competitividade Digital.

3. Assembleia Geral

No dia 09 de setembro, durante ASSEMBLEIA GERAL, os associados elegeram os novos conselhos administrativo e consultivo, que vão conduzir a entidade até julho de 2015. Ludovino Lopes e Leonardo Palhares foram reeleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente de Estratégias. Já Marcelo Coelho, CEO do MercadoPago, assume pela primeira vez o cargo de vice-presidente de Finanças e Controle da entidade, anteriormente ocupado por Paulo Kulikovsky.

4. Renovação do MAIS+

Fundado há 10 anos, o Movimento Internet Segura (MIS) foi reformulado e ganhou mais um tema transversal para ser trabalhado: o da Acessibilidade Digital. Coordenador por um dos idealizadores da camara-e.net, Cid Torquato, o comitê passou a se chamar MAIS+ (Movimento Acessibilidade e Internet Segura) e pretende trabalhar questões pertinentes à usabilidade e acesso das minorias na Web.

5. Lançamento do Comitê de Plataformas

Sob a coordenação do vice-presidente da VTEX, Alexandre Soncini, e fundado em abril de 2014, o COMITÊ DE PLATAFORMAS tem como objetivo promover o e-commerce seguro e o aumento dos negócios on-line no País, além de representar as posições de consenso do segmento perante os agentes públicos e privados, nacionais e internacionais. Em setembro, o grupo divulgou o tíquete médio do setor em 2013, que totaliza R$ 248,57.

6. Black Friday Legal 2014

Criado em 2013 com o objetivo de promover as boas práticas do comércio eletrônico, o programa Black Friday Legal 2014 (BFL) teve uma adesão maciça das lojas ao Código de Ética, com 471 sites aprovados para usar o selo oficial do movimento. O LANÇAMENTO DO BFL ocorreu no dia 05 de novembro, em um evento promovido pela camara-e.net com o patrocínio da Braspag, o apoio do Busca Descontos e a participação de especialistas e empresas do e-commerce.

7. Eventos sobre Economia Digital

Como principal representante da economia digital brasileira, a camara-e.net é convidada para participar de EVENTOS aqui e em outros países. Exemplo são o congresso E-show, realizado em maio, as Feiras do Empreendedor promovidas pelo Sebrae em diversos Estados, o congresso sobre crimes eletrônicos realizados pela Fecomércio, entre outros. Já o Ciclo de Debates é uma iniciativa da própria camara-e.net, que estreou em agosto de 2014 com o objetivo de reunir os associados e debater temas e tendências da Economia Digital.

8. Representatividade

A entidade também participou de AUDIÊNCIAS PÚBLICAS sobre temas que norteiam as relações interpessoais e de consumo na web, como o Código de Defesa do Consumidor e Proteção de Dados, além de ter contribuído com a elaboração do texto do Marco Civil da Internet.


9. Canais de comunicação

Em maio, entrou no ar o NOVO SITE da camara-e.net, com layout muito mais dinâmico e intuitivo. Depois de ler a matéria, o usuário pode compartilhar o link nas redes sociais ou publicar um comentário sobre o assunto logo abaixo do texto. A localização das notícias também recebeu um upgrade: agora é possível encontrar o tema de seu interesse usando filtros específicos.

10. Novos associados

Para continuar representando a Economia Digital e atuar cada vez mais ativamente nos processos que definem o presente e o futuro do e-commerce, a camara-e.net conta com diversos ASSOCIADOS de vários setores da Internet, como Varejo, Meios de Pagamento, Plataformas, Bancos, Seguros e Identidades Confiáveis. Em 2014, dez novos empresas associaram-se à entidade e estão somando força conosco. São elas: Banco Rendimento, Busca Desconto, Caixa Seguradora, Dafiti, Embrasoft, e-Smart, GS&ECOM, Leader, Mercado Pago, Sony Brasil e Stelo.

 

Por fim,

Queremos agradecer aos nossos novos parceiros e associados no âmbito nacional e internacional que somaram esforços e fizeram com que 2014 se tornasse um ano forte, assertivo e edificante para o comércio eletrônico.

Que venham os desafios de 2015 que certamente trará novos desafios e oportunidades para o empreendedor digital, e que venham também as oportunidades de comemoração, em 2015 celebraremos duas décadas da Internet no Brasil.

Desejamos a todos boas festas e um 2015 cheio de realizações.

Ludovino Lopes
Presidente da camara-e.net

Clique aqui para ler a Palavra do Presidente - Especial Retrospectiva 2014

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024