Veja Também

Notícias

publicado em 15/02/2012

E-commerce vai crescer mais de 30% nos próximos anos, diz Correios

News

Atingindo quase oito mil pontos espalhados em todo o Brasil, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) lidera a logística de distribuição de mercadorias oriundas do comércio eletrônico (e-commerce). Em entrevista à Época NEGÓCIOS, o vice-presidente de Negócios dos Correios, José Furian Filho, deixa claro que essa situação não deve mudar tão cedo.

A empresa atende por volta de 4 mil clientes contratualmente, além daqueles que se utilizam dos serviços básicos da estatal para enviar periodicamente seus produtos. "A tendência é que o setor continue crescendo", disse Furian Filho, que projeta um aumento acima de 30% para os próximos anos. A seguir, trechos da entrevista.

Qual a tendência do e-commerce no Brasil?
A tendência é que o setor continue crescendo. Segundo dados do mercado, o e-commerce brasileiro fechou 2011 com crescimento de cerca de 30% em relação a 2010. Hoje o Brasil é o sétimo país com potencial de vendas no comércio eletrônico, segundo pesquisa T-Index.

Qual tem sido a taxa de crescimento no volume de entregas feitas pelos Correios de produtos oriundos do e-commerce nos últimos três anos e qual a perspectiva para os próximos 3 a 5 anos?
A taxa média de crescimento anual nos últimos cinco anos foi de 35% e a tendência é a manutenção da taxa de crescimento.

Quantos clientes os Correios possuem na área de e-commerce? Esse número tem crescido?
Nesse segmento, os Correios possuem cerca de 4 mil clientes com contrato, e esse número vem crescendo . Vale ressaltar que tais contratos proporcionam aos clientes acesso a diversos serviços formatados para o segmento, com preços diferenciados e prazo para pagamento. Porém, muitos outros se utilizam dos serviços de encomenda expressa (Sedex) ou econômica (PAC), disponíveis na nossa rede de atendimento (quase 8 mil em todo Brasil) . Esses pagam à vista.

Tradicionalmente, grandes empresas de e-commerce operam (ou operavam) com os Correios. Isso tem mudado? Essas empresas ainda são responsáveis pelo grande volume de e-encomendas via Correios?
Não, isto não mudou. As grandes empresas de e-commerce operam com os Correios, tanto que somos líder no segmento. Essas empresas têm relevante participação na carga transportada pelos Correios.

Novas empresas têm tornado-se clientes dos Correios para explorar o e-commerce? Como os Correios têm apoiado o crescimento das pequenas empresas?
Sim, novas empresas têm adotado os Correios como parceiro nas operações de e-commerce. Por isso, apoiamos as pequenas empresas com os serviços de encomendas e a rede atendimento e vendas mais acessíveis do mercado e também oferecemos ferramentas como o Gerenciador de Postagens dos Correios . Por meio do SIGEP Web , o serviço faz o cálculo de preços e prazos, rastreando objetos e consulta de CEP. Também fomentamos o crescimento das MPEs no e-commerce, patrocinando e participando, desde 2003, do Ciclo de Seminários MPE.Net – Comércio Eletrônico para Micro e Pequena Empresa. A cada ano, o ciclo MPE.Net percorre mais de 20 cidades e atende milhares de empresários em todo País.

Os Correios detectaram alguma redução no volume de pequenas encomendas (como CDs ou livros enviados pelo setor de e-commerce)?
Os produtos como CDs e livros físicos perderam participação dentre as categorias de produtos mais vendidos na web nos últimos anos, mas a quantidade de encomendas de pequeno volume no e-commerce continua crescendo fortemente.

Fonte: Época Negócios

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024