Veja Também

Notícias

publicado em 08/04/2013

Ciclo MPE.net: seminário em Poços de Caldas reúne 250 pessoas

News

Oportunidade para micro, pequeno e médio empresário abrir sua loja virtual, o Ciclo MPE.net foi realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) nessa quinta-feira, 4/4, em Poços de Caldas, no Espaço Cultural da Urca. O evento reuniu cerca de 250 pessoas, na maioria empresários da cidade e dos municípios vizinhos.

A série de palestras sobre temas do e-commerce foi aberta pelo secretário executivo da Camara-e.net, Fernando Ricci, ao lado de Gustavo Fonseca, dos Correios, de Ivan Figueiredeo, analista técnico da Microrregião de Poços de Caldas do Sebrae-MG, de Rafael Petrocelli, economista do BNDES, e de Felipe Ronan, da UolHost.

Já há dez anos que a Camara-e.net realiza esse projeto de capacitação de micro e pequenos empresários em diversas cidades do país. Esta foi a primeira vez que o Ciclo MPE.net passou pela cidade do sul de Minas. Conhecida por sua vocação turística, Poços de Caldas concentra também importantes empresas da área de mineração, que exploram as grandes jazidas de bauxita, bem como de fertilizantes e de fibras químicas para o setor textil. O setor leiteiro e a produção de laticínios também têm importância econômica significativa para a região.

Além do parque industrial instalado na cidade, existe uma forte atividade comercial, incrementada pela interação com os munícipios vizinhos. Poços de Caldas é uma capital regional, que polariza dezenas de pequenas cidades do seu entorno no que diz respeito à distribuição de bens e serviços.

O analista técnico de Sebrae-MG Ivan Figueiredo explica que as cidades da microrregião de Poços de Caldas (Albertina, Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas, Inconfidentes, jacutinga, Monte Sião ouro Fino, Santa Rita de Caldas) concentram várias atividades agrícolas, industriais, comerciais e de serviços, conferindo uma grande diversificação à economia regional. Ele destaca, como exemplo, o setor de malharia, principal atividade de alguns desses municípios, reconhecidos nacionalmente como importante polo desse segmento.

Ainda segundo Ivan Figueiredo, 98% das empresas de Poços de Caldas são de pequeno porte. E isso explica o grande interesse do público da cidade pelo seminário do Ciclo MPE.net. Em especial, dos empreendedores que percebem no comércio eletrônico e nas vendas pela internet uma oportunidade para apresentarem seus produtos e suas marcas a um público mais amplo e assim ampliarem suas vendas. “As palestras do Ciclo MPE.net são bem estruturadas e trazem muita informação de qualidade para os empresários que desejam abrir um novo negócio ou aperfeiçoar os que já têm”, avalia Figueiredo.

Durante a programação do seminário, foram realizados sorteios de diversos brindes oferecidos ao público pelos patrocinadores. A Camara-e.net sorteou dois prêmios: Cláudia Cortezano ganhou um notebook, acompanhado com um óculos para efeito 3D e uma mochila, e Demitry Branquinho ganhou um leitor de livros digitais Kobo.

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024