Veja Também

Notícias

publicado em 30/06/2015

Tecnologia: sucesso do corretor pode estar no uso de softwares - Entrevista de Marcelo Blay para o jornal JCS

Insurtechs

O vice-coordenador do Comitê de Seguros da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Marcelo Blay, concedeu uma entrevista para o JCS – Jornal do Corretor de Seguros, uma publicação do Sincor-SP, mês de junho, para falar sobre o uso da tecnologia e da internet pelos corretores de seguros.

Blay explica por que investir em ferramentas tecnológicas reduz atividades repetitivas e permite que o corretor tenha mais tempo para prospectar clientes.

Confira abaixo a íntegra da entrevista:

 

JCS – O Sincor-SP definiu que as Comissões teriam dois focos principais para trabalhar durante os quatro anos de gestão. Em Tecnologia, quais foram os pontos escolhidos?

Marcelo Blay – O foco principal será o debate com as seguradoras para a busca de ganho de eficiência no processo como um todo, nas interfaces entre a corretora e a companhia, para que possamos acabar com o retrabalho que traz ineficiência ao sistema e aumento de custos em toda a cadeia.

Temos muitas atividades duplicadas como, por exemplo, a transmissão de propostas, que gera atrasos em emissões de apólices. É difícil acreditar que não possamos achar uma solução tecnológica para reduzir esse trabalho, bem como a automatização de processos de renovação, e ainda dar maior visibilidade no processo de gestão do sinistro.

Outro ponto que abarcaremos será a busca e recomendação de ferramentas tecnológicas de apoio à gestão das corretoras de seguros, principalmente as pequenas, como softwares para backoffice e prospecção de negócios, tais como CRM [Customer Relationship Management] e  Business Intelligence.

JCS – E quais serão os trabalhos da Comissão nesse sentido?

MB – Os trabalhos do grupo estarão focados na proximidade com as seguradoras para buscar pontos de melhorias de processos para os três pilares básicos em nosso mercado: os clientes, os corretores e as seguradoras. O objetivo é usar a tecnologia para redução de atividades repetitivas e que não agregam valor para o cliente, mas que são necessárias devido a questões regulatórias ou montagem de bases de dados para as seguradoras e/ou corretoras. Também tentaremos achar soluções que reduzam o custo operacional em toda a cadeia, liberando tempo e recursos para atividades nobres, como a venda e precificação, por exemplo.

JCS – Existem membros responsáveis para cada especialidade do segmento ou o grupo trabalhará em conjunto?

MB – Estamos nos encontrando regularmente (até agora foram duas reuniões) e, em função das ideias que têm surgido, temos nos esforçado para elaborar uma lista de prioridades e, cada um dos membros da Comissão, dentro de suas limitações de tempo e de distância física, assumirá a condução de um pedaço do projeto para colocarmos em marcha. Estamos buscando uma agenda de coisas práticas simples e de rápida aplicação para desenvolver em parceria com as seguradoras.

JCS – Como foram escolhidos os integrantes?

MB – A diretoria do Sincor-SP buscou corretores de seguros que estão atuando em suas empresas com a aplicação prática de ferramentas tecnológicas para otimização de seus processos operacionais. Além, é claro, de profissionais que tenham experiência no setor, com conhecimento específico ou vocação em computação.

JCS – Quais têm sido os assuntos de maior interesse aos corretores?

MB – São inúmeras as oportunidades tanto para os corretores como para as seguradoras – a fluidez, precisão e velocidade que podemos imprimir aos processos através do uso de tecnologia trarão maior satisfação aos nossos clientes, que se surpreenderão com a modernidade do setor e ajudarão, indiretamente, o corretor a ter mais tempo para ampliar sua carteira de negócios.

Fonte: JCS – Jornal do Corretor de Seguros

 

 

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024