Veja Também

Notícias

publicado em 02/07/2015

Fortaleza é a décima cidade a receber o ciclo de palestras gratuitas sobre comércio eletrônico da camara-e.net

Micro, Pequena e Média Empresa

No dia 25 de junho, a Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico (camara-e.net) promoveu no auditório do Hotel Blue Tree, em Fortaleza (CE), mais uma etapa do projeto Ciclo MPE.net. O evento gratuito contou com palestras dos representantes do Sebrae, Correios, BNDES, Soluti, Guia-se, Moip e Wix, que ensinaram aos micros e pequenos empreendedores os pontos essenciais para criar, gerenciar e divulgar uma loja virtual de sucesso.

 

As boas-vindas foram dadas por Marta Campêlo, coordenadora de projetos de comércio eletrônico do Sebrae, e por José Willian Maciel, diretor adjunto dos Correios.

Durante a palestra “Internet para pequenos negócios”, Maria Helena Botelho, consultora do Sebrae, desmistificou a ideia de que montar uma loja virtual é fácil e simples. “É preciso fazer um bom planejamento”, garantiu.  “Nós apresentamos o Canvas do Modelo de Negócio, uma ferramenta de planejamento estratégico simples e dinâmica, que vai ajudar as empresas a entenderem o que elas estão entregando ao cliente e como vão entregar”, resumiu Maria Helena.

Outro ponto importante foram as soluções oferecidas pelo Sebrae para cada tipo de empreendedor: “Nós temos cursos online e presenciais, consultorias técnicas e consultorias gerenciais, tudo para ajudar o empresário em cada uma das suas necessidades”, completou.

Na sequência, Débora Carvalho Sacomandi, analista dos Correios, explicou a importância da informação para os consumidores no ambiente virtual e destacou alguns serviços oferecidos gratuitamente pelos Correios, como o calculador remoto de preços e prazos, o SIGEP, para que as encomendas cheguem da melhor maneira possível, e a interatividade postal, que possibilita o rastreamento da encomenda tanto pelo cliente quanto pela loja.

Sobre logística, Débora detalhou as etapas do processo de compra, desde o manuseio até a etiquetagem, e também esclareceu quais os tipos de serviços devem ser utilizados em cada situação: “Se o cliente não tem pressa de receber o produto, pode escolher o PAC, por ser mais econômico, mas se estiver com pouco tempo, pode usar o SEDEX”, exemplificou.

 

Investimento, segurança e meios de pagamento

Juliana Ferreira, do BNDES, ministrou a palestra “Crédito para investir no seu negócio”, e trouxe informações tanto para os empreendedores já consolidados no mercado, quanto para aqueles que estão começando.

“As nossas linhas de financiamento são voltadas para projetos de investimento, para empresas que pretendem investir em ampliação, para aquelas que pretendem adquirir máquinas financiadas e para as empresas que precisam de capital de giro”, esclareceu.

Representando o Moip, as palestrantes Gabriella Moleda e Gabriela Bergamo falaram sobre os sistemas de pagamento online. Por sua vez, José Elias Gonçalves Júnior, do Guia-se, deu dicas sobre Marketing Digital.

“Como criar sua loja virtual usando uma plataforma gratuita” foi uma das últimas palestras do dia, ministrada por Anna Helise Raad, do Wix. Já Adriano Ribeiro, da camara-e.net, apresentou o Movimento e-MPE, iniciativa da entidade que visa oferecer apoio aos micros e pequenos empreendedores e conceder benefícios, como o acesso ao Selo Clique e-Valide e ao Kit Competitividade Digital. Para saber mais, basta acessar www.cliqueevalide.com.br.

 

Case de sucesso

Joana Ramalho, diretora comercial da rede Mercadinhos São Luiz, dividiu com os participantes do Ciclo MPE.net suas experiências no varejo físico e no comércio virtual. “Nós acreditamos que o e-commerce tem muito futuro. O que precisamos agora é abrir a cabeça e entendê-lo como um meio e não necessariamente como um fim”, disse.

No encerramento do evento, a camara-e.net sorteou um notebook dois em um (notebook e tablet) entre os participantes e o ganhador foi Arnaldo Leal Almeida.

 

Extensão

No dia 26, a camara-e.net promoveu ainda uma oficina sobre marketing digital para 30 participantes. A próxima etapa do Ciclo MPE.net será na cidade de João Pessoa (PB), no dia 07/07. Clique aqui e confira a programação.

Fonte: assessoria de comunicação da camara-e.net

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024