Veja Também

Notícias

publicado em 23/03/2016

Camara-e.net realiza capacitação em Porto Alegre para 185 pessoas interessadas em vender pela internet

Micro, Pequena e Média Empresa

CLIQUE AQUI E ACESSE O ÁLBUM COMPLETO DAS FOTOS DO CICLO MPE DE PORTO ALEGRE

Dando sequência à série de palestras gratuitas sobre como planejar, abrir, operar e divulgar uma loja virtual de sucesso, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) realizou em Porto Alegre (RS), no dia 17 de março, mais uma etapa do Ciclo MPE.net, projeto que percorre o Brasil capacitando micros, pequenos e médios empreendedores.

No auditório da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), na capital gaúcha, 185 pessoas assistiram às palestras sobre os três pilares do e-commerce (infraestratura, operação e marketing), ministradas por especialistas no assunto das seguintes empresas: Correios, Loja Integrada, SuperPay, Pandora Digital, além da própria camara-e.net.

O primeiro palestrante do dia foi o analista dos Correios do RS, Eduardo Gabriel Pinto Toniolo (foto acima), que apresentou um panorama da logística no comércio eletrônico, destacando a importância da gestão e do controle de estoque, da embalagem certa para cada tipo de produto, além de explicar o que é a logística reversa e quais soluções os Correios oferecem neste quesito.

Estreando no Ciclo MPE, o diretor da Loja Integrada, Adriano de Moura Caetano (foto abaixo), mostrou alguns dados do e-commerce na região sul, segundo levantamento feito pela empresa. Em 2015, o número de gaúchos que abriram uma loja virtual no estado mais que dobrou, comparado com o ano de 2014. Foram 4.455 novas lojas só na plataforma Loja Integrada. Caetano falou também sobre os tipos de plataforma existentes e como escolher a que melhor se adapta ao perfil e porte da sua loja.

 

A publicitária Mariana Hirt, de Porto Alegre, é um exemplo de microempresária que encontrou no e-commerce a oportunidade de aliar paixão e negócio. No ano passado, ela abriu, junto com uma sócia, a Baby Buda, para suprir a falta de lojas virtuais que vendem produtos artesanais para o público infantil com mensagens de otimismo, alegria, etc.

Operação e marketing

Já Luis Felipe Cota, da Goomark, ensinou como estruturar um funil de vendas matador com inbound marketing, que visa utilizar conteúdos de blogs, podcasts, vídeos, etc. para atrair o interesse do consumidor e envolvê-lo no assunto, ao contrário das estratégias de outbound marketing que apenas buscam vender o produto.

Juliano Cordova de Lima (foto acima), da AC Digital, falou em nome da Soluti sobre as vantagens do certificado digital nas vendas via internet. A importância dos meios de pagamento no e-commerce e as estratégias de omnichannel foram, respectivamente, os temas das palestras de Luís Debastiani, da SuperPay, e de Alexandre Marquesi, CEO da Pandora Digital e professor da ESPM Retail Lab.

Ainda na vertical das estratégias de marketing digital, Elias Júnior, consultor da camara-e.net, explicou por que é importante para uma loja virtual marcar presença nas redes sociais, principalmente com conteúdo. “Só é lembrado quem é visto e hoje grande parte da população tem um smartphone e acessa a internet em qualquer lugar. Logo, a loja virtual que estiver presente nas mídias digitais com conteúdo relevante certamente tem mais chances de ganhar a atenção do consumidor”, pontuou o especialista.

Oficina e sorteio

No período da tarde, a camara-e.net realizou uma oficina para os participantes do Ciclo MPE.net, com o objetivo de mostrar na prática a estrutura de uma loja virtual. Palestrantes dos Correios e da própria camara-e.net tiraram as dúvidas dos presentes sobre algumas ferramentas e soluções dos Correios, como sistemas de preço e embalagens.

No final do evento, a camara-e.net sorteou um tablet entre os presentes e o ganhador foi Marcelo Rodrigues Drago (foto abaixo).

Destaque no jornal Bom dia Rio Grande do Sul

O Ciclo MPE foi destaque no jornal Bom Dia RS, transmitido pela TV RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul. O consultor de marketing digital da camara-e.net, Elias Júnior, concedeu entrevista ao vivo para o jornal e falou sobre as vantagens do e-commerce. Clique aqui e confira a entrevista.

Outros veículos que também divulgaram o tema do empreendedorismo digital em função do trabalho de assessoria das equipes de comunicação e imprensa da camara-e.net e da Loja Integrada:

Record – Comércio eletrônico apresentou crescimento de 15% em 2015

Reportagem entrevistou o consultor da camara-e.net, Elias Júnior, que falou sobre as vantagens do e-commerce. O vídeo não foi disponibilizado na internet, mas abaixo está a foto da gravação.

 

SBT – Internet pode ser opção para alavancar as vendas em tempos de crise

Reportagem usou dados da pesquisa da Loja Integrada. Clique aqui para assitir.

IP News - Número de empreendedores virtuais no RS aumenta em 2015

Jornal Web DigitalNúmero de empreendedores virtuais no RS aumenta em 2015

E-commerce BrasilNúmero de empreendedores virtuais no RS aumenta em 2015

Portal SegsNúmero de empreendedores virtuais no RS aumenta em 2015


Fotos e reportagem: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024