Veja Também

Notícias

publicado em 28/06/2016

Pelo segundo ano consecutivo, Belo Horizonte recebe ciclo de palestras gratuitas sobre e-commerce

Micro, Pequena e Média Empresa

CLIQUE AQUI E ACESSE O ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO

A capital mineira foi a nona cidade a receber os seminários da edição 2016 do Ciclo MPE.net, projeto realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, que visa oferecer orientações a micros, pequenos e médios empresários que pretendem montar ou já possuem uma loja virtual. O evento, que tem o patrocínio máster do BNDES, dos Correios e do Governo Federal, ocorreu no auditório do Sebrae/MG e recebeu 165 participantes.

Na abertura do Ciclo, Priscila Santos Rocha, analista de Marketing da Vice-Presidência de Encomendas dos Correios, Marcello Ganim Vasconcellos, gerente de Encomendas da Macrorregião 3 dos Correios, André Luis de Barros Lima, técnico do BNDES e Vera Lopes, gerente de Acesso a Mercados e Relações Internacionais do Sebrae/MG deram as boas-vindas aos presentes e reforçaram a importância dos seminários promovidos pela camara-e.net.

Leandro Liberio, representante da Fumsoft e convidado do Sebrae/MG, iniciou o ciclo de palestras com o tema “Planejando uma loja virtual de sucesso”. Na sequência, Cláudio Gonçalves Xavier, dos Correios, falou, entre outros pontos, sobre a cadeia logística do e-commerce, que passa por gestão de compras, gestão de estoque, preparação e envio das encomendas. Sobre este último item, ele deu a dica: no link www.correios.com.br/rpc, o varejista pode fazer o download do guia técnico das embalagens recomendadas pelos Correios.

Breno Nogueira e Jonatas Oliveira, respectivamente gerente de Marketing e gerente de Desenvolvimento da Loja Integrada, deram algumas dicas sobre como escolher a plataforma ideal para cada tipo de e-commerce. Já o técnico do BNDES, André Luis de Barros Lima, trouxe orientações que podem ajudar o micro e pequeno empresário a aumentar a chance de conseguir crédito para o seu negócio.

Na plateia havia muitos lojistas virtuais e representantes de lojas físicas que foram em busca de aprimoramento e networking. No final do evento, nove desses empresários mineiros (foto abaixo) foram convidados para subir ao palco e contar um pouco sobre a experiência de ser empreendedor. A empresária Hérica Araújo, da Volúpia, comercializa artigos sensuais há 8 anos, vendendo diretamente para o consumidor em sua residência ou outro local que ele escolher. Até então, ela não possuía loja online nem redes sociais, mas em função da insistência dos próprios clientes, resolveu inovar.

“Nós conseguimos muito mercado fazendo boca a boca, mas crescemos de tal forma que hoje não é possível atender de porta a porta. Hoje, estamos vendo a real necessidade de ter todo contato com os clientes via redes sociais e internet e, por isso, estamos buscando o máximo de informação para abrir o nosso e-commerce”, disse.

Já Thiago Valadão, vende móveis pela internet há um ano e encontrou no e-commerce a oportunidade de expandir os negócios da loja física. “O e-commerce é muito mais rentável do que a loja física para mim, pois tenho menos funcionário e menos desgastes”, falou o diretor da CompraLar.

A programação da parte da tarde foi preenchida com palestras sobre Marketing Digital, ministrada pelo consultor da camara-e.net, Elias Júnior; Certificação Digital, apresentada por Rodrigo Lamounier, da CertMídia, e um panorama sobre o cenário do e-commerce no Brasil e no mundo e as vantagens de aderir ao Movimento e-MPE.

A camara-e.net ainda sorteou um tablet entre os presentes e a ganhadora foi Rita Caroline Guimarães Costa. Para fechar o dia de capacitação, a entidade promoveu, logo depois do encerramento do Ciclo MPE, uma oficina, com apresentações práticas sobre Canvas (ministrada pelo Sebrae), sobre SigepWeb (ministrada pelos Correios), além da demonstração de como abrir a loja virtual, ministrada pelo consultor Elias Júnior, que utilizou a plataforma da Loja Integrada.

Repercussão na mídia

Além de sites, blogs e jornais impressos, o Ciclo MPE foi repercutido em programas de rádio e telejornais de Belo Horizonte. No dia 22/06, a Rede Minas de TV entrevistou ao vivo no jornal das 11h30 (manhã) a especialista do Sebrae/MG e parceira da camara-e.net, Luciana Cristine Lessa, sobre o evento.

Já o jornalista Guilherme Ibraim, da rádio CBN BH, entrevistou o secretário executivo da camara-e.net, Fernando Ricci, durante o jornal das 11h do dia 22/06.

TV Band Minas fez uma reportagem sobre o crescimento do comércio eletrônico na região e entrevistou o palestrante do Ciclo MPE e representante da Loja Integrada, Breno Nogueira. Confira a entrevista neste link: http://goo.gl/9MCWTA

Reportagem: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024