Veja Também

Notícias

publicado em 08/11/2017

Especialistas da América Latina discutem comércio eletrônico transfronteiriço em evento da camara-e.net

Varejo Online

Nesta quinta-feira (9), especialistas em comércio eletrônico da América Latina irão discutir a importância estratégica do comércio eletrônico transfronteiriço e como simplificar a importação e a exportação na AL e no Mercosul. A discussão acontece em São Paulo dentro da programação de encerramento do Ciclo MPE 2017, da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).

Serão dois painéis em que os especialistas vão discutir, além do crossborder latino-americano, iniciativas e plataformas de fomento governamentais à Economia Digital transfronteiriça e formas de pequenas e médias empresas simplificarem a exportação e a importação.

Na parte da manhã, das 8h45 às 9h30, participam do painel José Furian Filho, vice-presidente de negócios públicos dos Correios, Leonardo Palhares, presidente da camara-e.net, e Ricardo Albano Dias Rodrigues, chefe do Departamento de Operações de Internet da Prefeitura do Município de São Paulo.

Programação da parte da manhã:

08h00 às 08h30 – Credenciamento

08h30 às 08h45 – Abertura camara-e.net e autoridades

08h45 às 09h30 – Painel sobre a América Latina, o Mercosul e a importância estratégica do comércio eletrônico transfronteiriço para a região latino-americana

09h30 às 10h15 – Planejando uma loja virtual de sucesso (Sebrae)

10h15 às 11h00 – Logística no comércio eletrônico (Correios)

11h15 às 12h00 – Como escolher a plataforma ideal para o seu e-commerce (Loja Integrada)

12h00 às 12h45 – Como aumentar a chance de conseguir crédito para investir no seu negócio (BNDES)

 

Na parte da tarde, enquanto os novos empreendedores continuam com os seminários normais do Ciclo, a delegação estrangeira segue para o auditório internacional onde haverá seminários que abordarão temas relacionados ao comércio eletrônico crossborder. Das 14h50 às 15h40, Lemuel Costa e Silva, chefe de departamento CS/VICOM dos Correios, Victoria Eugenia Virviescas, presidente executiva da Cámara de Comercio Electrónico da Colombia, Helmut Cáceda Salazar, CEO fundador da Cámara Peruana de Comercio Electrónico, e Aline Cardoso, secretária municipal de trabalho e empreendedorismo de São Paulo, discutem as plataformas governamentais de seus países para o fomento do comércio eletrônico entre países da América Latina.

Também serão discutidas formas de as PMEs do e-commerce simplificarem a importação e a exportação dentro da AL; como a Internet das Coisas vai alterar a experiência de compra dos e-consumidores latino-americanos; a importância dos meios de pagamentos no comércio eletrônico crossborder, e novas tecnologias que podem estreitar as fronteiras do varejo internacional.

As palestras serão acompanhadas por empresários do e-commerce da América Latina e por associados da camara-e.net. Tanto os participantes dos painéis quanto a delegação estrangeira farão visitas técnicas ao centro de distribuição do Magazine Luiza, à Melicidade, à Braspag e ao centro de logística dos Correios nos dias 8 e 10. Só a delegação colombiana terá 30 empresários.

Programação do auditório internacional:

14h05 às 14h50 – Como simplificar a exportação e a importação das MPEs com o Importa Fácil e o Exporta Fácil (Correios e Banco do Brasil)

14h50 às 15h40 - Painel sobre iniciativas e plataformas de governo de fomento à economia digital transfronteiriça

  • Marcelo Maia, secretário de comércio e serviços do MDIC
  • José Furian, vice-presidente de negócios públicos dos Correios
  • Victoria Eugenia Virviescas, presidente executiva da Cámara de Comercio Electrónico de Colombia
  • Helmut Cáceda Salazar, CEO fundador da Cámara Peruana de Comercio Electrónico

15h40 às 16h10 – A Internet das Coisas invade o varejo omnichannel (Vecto Mobile)

16h10 às 16h30 – FIND – Feira Interativa de Negócios Digitais

16h30 às 17h00 – A importância dos meios de pagamento para o e-commerce (Braspag)

17h00 às 17h30 – Soluções Microsoft para a economia digital (Microsoft)

17h30 às 18h00 - Plataformas de e-commerce (Loja Integrada)

 

Encerramento do  Ciclo MPE 2017

O Ciclo MPE é uma iniciativa da camara-e.net para fomento do comércio eletrônico no Brasil. Ela capacita, gratuitamente,  micros, pequenos e médios empreendedores interessados em atuar no e-commerce. Na estrada há 14 anos, o Ciclo MPE roda o Brasil ensinando pessoas de qualquer idade a planejar, montar, operar e divulgar uma loja online. Nesse período, foram capacitadas mais de 68 mil pessoas em todo o país. “Quem participa aprende quais são as ferramentas que vão ajudá-lo a ter um negócio bem sucedido”, afirma Fernando Ricci, secretário executivo da camara-e.net e coordenador da iniciativa.

O Ciclo MPE é composto por oito seminários de 45 minutos de duração, abordando temas como plano de negócios, operação logística, infraestrutura, meios de pagamento, marketing digital e linhas de crédito para o negócio. As palestras são ministradas por especialistas em e-commerce e permitem a interação dos participantes ao final de cada seminário.

Nesta quinta-feira, o Ciclo MPE encerra as atividades de 2017, e os participantes poderão acompanhar as discussões sobre crossborder latino-americano na parte da manhã. “Queremos que os participantes vejam que há oportunidades no e-commerce além das fronteiras do país”, diz Ricci.

Em 2017, o Ciclo MPE tem patrocínio máster dos Correios, do BNDES e do Governo Federal. Para inscrever-se, basta acessar o site e preencher um pequeno cadastro.

Programação do Ciclo MPE na parte da tarde:

14h05 às 14h50 – Padrões de identificação de produtos e estruturação de dados para o e-commerce (Marcelo Sá, consultor da GS1 Brasil)

14h50 às 15h35 – A importância dos meios de pagamento para o seu e-commerce (Otávio Rittl, coordenador comercial da Braspag)

15h35 às 15h55 – Network / Intervalo

15h55 às 16h40 – Omnichannel, tendência para o varejo (Alexandre Marquesi, ESPM)

16h40 às 17h25 – Facebook para os negócios (Facebook)

17h25 às 17h50 – Os benefícios de fazer parte do Movimento e-MPE (Letícia Martins, camara-e.net)

17h50 às 18h10 – Cases de sucesso e encerramento com sorteio de brindes aos presentes

 

SERVIÇO

Evento: Ciclo MPE 2017 – São Paulo (SP) - Encerramento

Data: 09/11/2017

Horário: das 8h às 18h

Local: Auditório Prof. Aylza Munhoz – ESPM

            Rua Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana, São Paulo, SP

Número de vagas: 150

Inscrições: http://www.ciclo-mpe.net/web/inscricao/index/eventid/160

 

Sobre o Ciclo MPE.net - Evento organizado pela camara-e.net e que está em sua 14ª edição. Tem como foco o micro, pequenos e médios empreendedores de internet que pretendem abrir uma loja virtual ou desejam ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar o negócio que está em operação na internet. O Ciclo é um treinamento gratuito, oferecido por um grupo de patrocinadores que apoiam a entidade. Mais informações: www.ciclo-mpe.net

Sobre a camara-e.net – Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações: www.camara-e.net.

 

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024